A Filosofia da História de R. G. Collingwood e a tese de cátedra de Lina Bo Bardi
Palavras-chave:
teoria da arquitetura, tesoura e cola, uso do precedenteResumo
O artigo relaciona os escritos sobre filosofia da história, presentes na obra Autobiografia (1938) do filósofo R.G. Collingwood, com algumas posturas posteriormente defendidas por sua leitora: a arquiteta Lina Bo Bardi – especialmente no que se refere aos escritos de sua tese de cátedra, onde o autor inglês foi por ela citado. Dos temas tratados por Collingwood, o texto destaca sobretudo a ideia de uma história que não seja de “tesoura e cola” (forbici e colla).
Referências
BO BARDI, L. Contribuição Propedêutica ao Ensino da Teoria da Arquitetura. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 2002, (v.o.:1957).
COLLINGWOOD, R.G. An Autobiography. Oxford: Oxford University Press, 2002, (v.o. 1938).
_______. (GANDOLFO, G., trad.). Autobiografia. Venezia: Neri Pozza Editore, 1955.
_______. (O’GORMAN, J, CAMPOS, trad.). Idea de la Historia. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2004, (v.o.:1946).
CROCE, B (COLLINGWOOD, R., trad). The Philosophy of Giambattista Vico. New York: The Macmillan Company, 1913. Disponível em: https://archive. org/details/thephilosophyofg00crocuoft/page/54/ mode/2up Acesso em: junho de 2020.
FERRAZ, M (Org.). Lina Bo Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi – Empresa das Artes, 1993.
GREMIO DE ARQUITETURA. Documento elaborado pelo Grêmio de Arquitetura: depoimentos de professores e amigos do grêmio. São Paulo: Departamento de Ensino da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, 1956.
GRINOVER, M. Uma Ideia de Arquitetura. Escritos de Lina Bo Bardi. São Paulo: Annablume Editora, 2018.
LIMA, Z. Lina Bo Bardi. New York: Yale University Press, 2013.
_______. Lina Bo Bardi: O que eu queria era ter história. São Paulo: Cia. das Letras, 2021.
OBA, L. Arquitetura no papel. A obra não construída como referência histórica. In: Arquitextos, São Paulo, n. 180.03, 2015.
OLIVEIRA, O. Sutis Substâncias da Arquitetura. São Paulo: Editora G.G., 2006.
OLIVEIRA, R. A Formação do Repertório para o Projeto Arquitetônico: algumas Implicações Didáticas. In: COMAS, C (Org.). Projeto Arquitetônico: Disciplina em Crise, Disciplina em Renovação. São Paulo: Projeto, 1986. _______. O Uso do Precedente: A Construção do Repertório Arquitetônico no Ambiente Pedagógico do Atelier de Projetos. In: InSitu, vol.1, n. 2, São Paulo, 2015, p.51-54.
_______. A Teoria Perdida: indagações de uma arquiteta modernista que queria ensinar. In: 8° Seminário DOCOMOMO Brasil, Rio de Janeiro, 1 a 4 de setembro de 2009. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <https://bit.ly/2DqzPwG>.
PIÑÓN, H. Teoría del Proyecto. Barcelona: UPC, 2006.
RUBINO, S, GRINOVER, M. Lina por escrito. Textos escolhidos de Lina Bo Bardi. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
TENTORI, Francesco. P. M. Bardi. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 2000.
VEIKOS, C. Lina Bo Bardi: The Theory of Architectural Practice. New York: Routledge, 2014.
VICO, G (VERENE, D. Introd.; PINTON, SHIPPEE [trad].). On Humanistic Education: Six Inaugural Orations, 1699-1707. London: Cornell University Press,1993. Disponível em: <https://archive.org/ details/onhumanisticeduc00vico/ A c e s s o em: junho de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thais Saboia Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.