A casa carioca moderna nos salões das bienais e nas páginas das revistas estrangeiras
Palavras-chave:
Arquitetura Moderna Brasileira, historiografia, Rio de JaneiroResumo
Este artigo tem como objeto de estudo a repercussão de doze projetos residenciais expostos nas cinco primeiras edições das Exposições Internacionais de Arquitetura (EIA), que integraram as Bienais de São Paulo, entre 1951 e 1959. A primeira parte do texto salienta algumas especificidades destas residências unifamiliares, concebidas para implantação na cidade do Rio de Janeiro. A segunda parte aborda mais enfaticamente a recepção, no sentido cunhado por Hans Robert Jauss, destes projetos pela crítica estrangeira. A análise dos artigos também assinala as representações, na acepção proposta por Roger Chartier, empregadas para evocar temas do interesse de determinados grupos. Por fim, pretende-se verificar de que modo a recepção destes projetos nas revistas especializadas contribuiu para difundir uma representação por vezes cética, por vezes entusiasmada e confiante, da arquitetura moderna brasileira na historiografia produzida entre as décadas de 1950 e 1970.
Referências
BILL, Max. Sem título. The Architectural Review, especial Report on Brazil, Londres, v. 116, n. 694, out. 1954, p. 238-239.
CABAL house. The Architectural Review, Londres, v. 115, n. 687, mar. 1954, p. 166-167.
CAPPELLO, Maria Beatriz Camargo. Arquitetura em Revista: Arquitetura Moderna no Brasil e sua recepção nas revistas francesas, inglesas e italianas (1945-1960). São Paulo: FAU/USP, 2005 [tese de doutorado]
_________. Síntese das Artes: Arquitetura Moderna no Brasil e sua recepção nas revistas francesas, inglesas e italianas (1945-1960). In: I ENANPARQ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I ENANPARQ. Arquitetura, Cidade, Paisagem e Territorio: Percursos e Prospectivas. Rio de Janeiro: PROURB, 2010.
COMAS, Carlos Eduardo. A Feira Mundial de Nova York de 1939: o pavilhão brasileiro. Arqtexto, Porto Alegre, n.16, 2010.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
CRAYMER, Peter. Sem título. The Architectural Review, especial Report on Brazil, Londres, n. 694, out. 1954, p. 236-237.
DOURADO, Guilherme Mazza. Dois dedos de prosa. A correspondência de Roberto Burle Marx. Arquitextos, São Paulo, ano 18, n. 208.00, Vitruvius, set. 2017.
ESPINOZA, José Carlos Huapaya; VASCONCELOS, Clara Demettino Castro. Lygia Fernandes: uma arquiteta modernista. In: ESPINOZA, José Carlos Huapaya (Org.). Revisões e ampliações da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil. Salvador: PPGAU: EDUFBA, 2020, p. 185-202.
FERRAZ, Geraldo. Individualidades na história da atual arquitetura no Brasil. I – Gregori Warchavchik. Habitat, São Paulo, n. 28, mar. 1956, p. 40-48.
FRAGELLI, Marcello. Marcello Fragelli: quarenta anos de prancheta. São Paulo: Romano Guerra, 2010.
GIEDION, Siegfried. Le Brésil et l’architecture contemporaine. L’Architecture d’Aujourd’Hui, Paris, v. 23, n. 42-43, Aug. 1952, p. 3.
GOODWIN, Philip. Brazil Builds: Architecture New and Old 1652 – 1942. New York: MoMA, 1943.
GROPIUS, Walter. Sem título. The Architectural Review, especial Report on Brazil, Londres, n. 694, out. 1954, p. 236-237.
HEIDEGGER, Martin. Construir, habitar, pensar. In: Ensaios e conferências. 8 ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012. [1954]
HERBST, Helio. Pelos salões das bienais, a arquitetura ausente dos manuais: contribuições para a historiografia (1951-1959). São Paulo: Annablume: FAPESP, 2011.
_________. Conhecimento, análise e crítica de arquitetura: aportes de Gaston Bachelard e Martin Heidegger. Revista Projetar (Natal. Online), n. 3, dez, 2016, p. 61-75.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como crítica à tradição literária. São Paulo: Ática, 1994.
LARA, Fernando Luiz. Excepcionalidade do modernismo brasileiro. São Paulo: Romano Guerra; Austin: Nhamerica, 2018.
MAISON aux environs de Rio de Janeiro. L’Architecture d’Aujourd’Hui, Paris, v. 25, n. 52, jan./fev. 1954, p. 2-3.
MAISON de week-end a Tijuca. L’Architecture d’Aujourd’Hui, Paris, v. 23, n. 42-43, ago. 1952, p. 74.
MINDLIN, Henrique Ephin. Arquitetura Moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999.
MIRANDA, Clara Luiza. A crítica nas revistas de arquitetura nos anos 50: A livre expressão e a síntese das artes. São Carlos: EESC/USP, 1998. [dissertação de mestrado]
MOREIRA, Machado Jorge. Jorge Machado Moreira. Rio de Janeiro: Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, 1999.
OHYE, Hiroshi. Sem título. The Architectural Review, especial Report on Brazil, Londres, v. 116, n. 694, out. 1954, p. 236-237.
RESIDENCE a Rio. L’Architecture d’Aujourd’Hui, Paris, v. 25, n. 52, jan./fev 1954, p. 6.
RESIDENCE aux environs de Rio de Janeiro. L’Architecture d’Aujourd’Hui, Paris, v. 24, n. 49, jan. 1953, p. 62-63.
RESIDÊNCIA do arquiteto. Acrópole, São Paulo, n. 196, jan. 1955, p. 173-175.
RESIDÊNCIA do arquiteto. Brasil Arquitetura Contemporânea, Rio de Janeiro, n. 4, 1954, p. 24-27.
RESIDÊNCIA do casal Jeronimo Leal. Arquitetura e Engenharia, Belo Horizonte, n. 19, out./dez. 1951, p. 56-57.
RESIDÊNCIA do Dr. Jadir Gomes de Souza. Brasil Arquitetura Contemporânea, Rio de Janeiro, n. 4, 1954, p. 18-20.
RESIDÊNCIA Dr. Jadir Gomes de Souza. Arquitetura e Engenharia, Belo Horizonte, n. 29, jan./fev. 1954, p. 28-31.
RESIDÊNCIA em Canoas, Rio de Janeiro. Módulo, Rio de Janeiro, n. 2, ago. 1955, p. 40-42.
RESIDENCIA em São Conrado, RJ. Acrópole, São Paulo, n. 236, jun. 1958, p. 400-401.
RESIDÊNCIA no Rio de Janeiro. AD Arquitetura e Decoração, São Paulo, n. 8, nov./dez. 1954, 2 pág. s/n.
RESIDÊNCIA na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. Habitat, São Paulo, n. 20, jan./fev. 1955, p. 26-28.
ROBERTO Burle Marx. Sala Especial. Habitat, São Paulo, n. 56, set./out. 1959, p. 18-20.
ROGERS, Ernesto Nathan. Pretesti per una critica non formalistica. Casabella-Continuità, Milão, n. 200, fev./mar. 1954, p.1-3.
_________. Sem título. The Architectural Review, especial Report on Brazil, Londres, v. 116, n. 694, out. 1954, p. 236-237.
SANCHES, Aline Coelho. Ernesto Nathan Rogers e a polêmica da arquitetura brasileira. Risco, São Carlos, n. 16, 2012, p. 88-108.
SILVA, Maria Angélica da. Arquitetura moderna: a atitude alagoana. Maceió, Sergasa, 1991.
SILVA, Rafael Freitas da. O Rio antes do Rio. Rio de Janeiro: Babilônia, 2017.
THIRTEEN-ROOM house. The Architectural Forum, Boston, n. 87, nov. 1947, p. 95.
TINEM, Nelci. O alvo do olhar estrangeiro: o Brasil na historiografia da arquitetura moderna. João Pessoa: Manufatura, 2002.
_________. Arquitetura Moderna Brasileira: a imagem como texto. Arquitextos, São Paulo, v. 072, n. 02, 2006.
_________. As revistas de arquitetura como documentos pré-canônicos – páginas da arquitetura moderna brasileira em revistas especializadas. In: I ENANPARQ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I
ENANPARQ. Arquitetura, Cidade, Paisagem e Território: Percursos e Prospectivas. Rio de Janeiro: PROURB, 2010.
UMA CASA no Rio de Janeiro: arquiteto Olavo Redig de Campos. Habitat, São Paulo, n. 6, 1952, p. 56-63.
VINCENT, Claude. Oscar Niemeyer’s own house in Rio de Janeiro. The Architectural Review, Londres, v. 116, n. 694, out. 1954, p. 214; 249-250.
WOODARD SMITH, Chloethiel. The United States of Brazil. The Architectural Forum, Boston, n. 11, nov. 1947, p. 65-68.
ZEIN, Ruth Verde. Leituras críticas. São Paulo: Romano Guerra; Austin: Nhamerica, 2018.
ZEIN, Ruth Verde. O vazio significativo do cânon. Vírus, São Carlos, n. 20, jul. 2020. Disponível em: <http://www.nomads.usp.br/virus/virus20/?sec=4&item=1&lang=en> Acesso em 01 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Helio Herbst
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.