Os edifícios de escritórios dos irmãos MMM Roberto no Centro do Rio de Janeiro – ou toda arquitetura leva a um urbanismo

Autores

  • Fabiana Generoso de Izaga Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

MMM Roberto, edifícios de escritórios, arquitetura moderna brasileira

Resumo

Os arquitetos irmãos MMM Roberto integram o núcleo de produção engajada da arquitetura moderna brasileira, elaborada a partir de 1930, no Rio de Janeiro. A trajetória de Marcelo, Milton e Mauricio é marcada pela extensa produção do edifício em altura, em que se destaca a realização dos edifícios de escritórios. A série de edifícios realizados no Centro do Rio de Janeiro estabelecem uma pesquisa que evidencia o aprofundamento de questões sobre a interpretação da doutrina do edifício moderno relacionada à cidade pré-existente. Em conjunto, os aspectos que dizem respeito à articulação do nível térreo do edifício com o espaço público da rua, e a engenhosidade e apuro na definição dos elementos da fachada, em especial os brise-soleil, destacam-se como particularidades da pesquisa empreendida pelos arquitetos. Os edifícios da Associação Brasileira de Imprensa, do Instituto de Resseguros do Brasil, Seguradoras e Marquês do Herval constituem a linha narrativa destas dimensões.

Biografia do Autor

Fabiana Generoso de Izaga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

BRITO, Alfredo. M.M. Roberto. In: Arquitetura e Urbanismo n. 52. São Paulo: Editora Pini, 1994

COLQUHOUN, Alan. La Composition et le problème du contexte urbain. In: Le Corbusier, une encyclopédie. Paris: Centre Georges Pompidou, 1987

COMAS, Carlos Eduardo Dias. Teoria Acadêmica, Arquitetura Moderna, Corolário Brasileiro. In: Gávea n.11. Rio de Janeiro:, Curso de Especialização da Arte e da Arquitetura no Brasil, 1993.

COSTA, Lúcio. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995.

CZAJKOWSKI, Jorge. Arquitetura Brasileira: Produção e crítica. In Gávea n. 2. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Curso de Especialização da Arte e da Arquitetura no Brasil, 1985.

_________, A Arquitetura racionalista e a Tradição Brasileira. In: Gávea n. 10. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Curso de Especialização da Arte e da Arquitetura no Brasil, 1993.

FERREIRA, Glória. Abordagem Crítica da Escultura de Amílcar de Castro. In: Gávea n. 6. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 1988. GOODWIN, Philip. Brazil Builds. New York: MOMA, 1943.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Planos urbanos do Rio de Janeiro: Plano Agache. Rio de Janeiro: Centro de Arquitetura do Rio de Janeiro, 2009.

KRAUSS, Rosalind. Grids. In: The Originality of the Avant-Garde and Other Myths, Cambridge: The MIT Press, 1986.

LE CORBUSIER. Urbanisme. Paris: Les éditions G Crès & Cie, 1925.

_____. Le Corbusier, une encyclopédie. Paris: Centre Georges Pompidou, 1987.

_____. Obras Completas. Vol 2, Zurich: Boesiger Editor, 1946.

MEIRA LIMA, Lucia. O Palace Hotel – um espaço de vanguarda no Rio de Janeiro. In: CAVALCANTI, Lauro. Quando o Brasil era moderno. Guia de Arquitetura 1928-1960. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2001.

ROWE, Collin. The Mathematics of the Ideal Villa and other Essays. Massachussets: The MIT Press, 1985

SANTOS, Paulo. Marcelo Roberto. In: Revista Arquitetura n. 36. Rio de Janeiro: IAB-RJ, Junho de 1965.

SOUZA, Luiz Felipe Machado Coelho. Irmãos Roberto, arquitetos. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.

WISNIK, Guilherme. Modernidade Congênita. In: ANDREOLI & FORTY. Arquitetura Moderna Brasileira. London & New York: Phaidon, 2004.

XAVIER, Alberto et. al. Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro. São Paulo e Rio de Janeiro: Ed. Pini e RIOARTE,1991.

Revistas de Arquitetura Architectural Record. ABI – Brazilian Press Association. Vol. 88, n. 6, dezembro 1940.

Arquitetura. Rio de Janeiro: Órgão Oficial do Diretório da Escola Nacional de Belas Artes, n. 23, setembro de 1936.

_______. Rio de Janeiro: Órgão Oficial do Diretório da Escola Nacional de Belas Artes, n. 28, outubro de 1964.

_______. Rio de Janeiro: Órgão Oficial do Diretório da Escola Nacional de Belas Artes, n. 36, junho de 1965. Arquitetura e Urbanismo. Rio de Janeiro, setembro e outubro de 1939. Ilustração Brasileira. Rio de Janeiro, n. 65, setembro de 1940.

Downloads

Publicado

2023-05-28

Edição

Seção

Artigos