Entre o contraste e a analogia, o regional e o internacional

Diálogos entre ossatura independente e muro estrutural em intervenções sobre o construído, do Museu das Missões ao Museu do Pão

Autores

  • Carlos Fernando Silva Bahima PROPAR/UFRGS
  • Jordana Cristine Winter PROPAR/UFRGS

Palavras-chave:

Concepção de intervenção arquitetônica, fundamentos da arquitetura moderna brasileira, herança de Lucio Costa, Brasil Arquitetura

Resumo

Nas palavras de Francisco de Gracia, “intervir é modificar”, e essa ação modificadora vem carregada de concepções sobre a intervenção arquitetônica, baseadas em critérios relacionais estabelecidos entre a arquitetura existente, com suas significações historicamente atribuídas, e nova intervenção, com suas interpretações do material histórico. Na arquitetura brasileira, desde o primordial Museu das Missões de Lucio Costa (1937), passando pela Fábrica SESC (1977) de Lina Bo Bardi, até o Museu do Pão (2005) de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci (Brasil Arquitetura), tais intervenções são tratadas de maneira interpretativa, ultrapassando a postura exclusivamente preservacionista das cartas de conservação, focando-se nos problemas de arquitetura, ou seja, no conhecimento da lógica formal e física do edifício. A pesquisa evidencia esse modo peculiar de abordar a intervenção arquitetônica que se relaciona diretamente com os fundamentos explícitos da arquitetura moderna brasileira de base carioca: total abstração dos elementos de arquitetura e assimilação da estrutura independente. O grupo Brasil Arquitetura é tributário dessa herança, iniciada por Lucio Costa e seguida por Lina Bo Bardi. Três projetos são emblemáticos com relação ao manejo de esqueleto independente e muro estrutural face às teorias de intervenção: o Conjunto KKKK em Registro (1996), o Centro Cultural Tacaruna em Recife (2002) e o Museu do Pão em Ilópolis (2005). Nestes conjuntos, a pré-existência e as intervenções combinam contrastes e analogias entre a ossatura independente e muro estrutural através da ênfase na diversidade estrutural dos elementos de composição.

Biografia do Autor

Carlos Fernando Silva Bahima, PROPAR/UFRGS

Doutor em Arquitetura PROPAR/UFRGS;

Jordana Cristine Winter, PROPAR/UFRGS

Jordana Cristine WINTER Mestranda em Arquitetura PROPAR/UFRGS;

Referências

APARICIO, JESÚS MARIA. El muro, concepto esencial en el proyecto arquitetónico: la materialización de la idea y la idealización de la materia. Madrid, Cp67, 2000.

BAHIMA, CARLOS FERNANDO SILVA. De placa e grelha: transformações dominoicas em terra brasileira. Orientador Carlos Eduardo Dias Comas. Tese de Doutorado. Porto Alegre, PROPAR/UFRGS, 2015. brasilarquitetura.com. Disponível em: <http://brasilarquitetura.com/#>. Acesso em: 09 jun. 2019.

CAVALCANTI, LAURO. Quando o Brasil era Moderno: Guia de Arquitetura 1928 – 1960. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2001.

Cidadela da Liberdade: Lina Bo Bardi e o SESC Pompeia, André Vainer e Marcelo Ferraz (orgs.). São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.

COMAS, CARLOS EDUARDO DIAS. Arquitetura moderna estilo Corbu, Pavilhão brasileiro. In: AU, São Paulo, nº 26, 1989.

______________________________. O encanto da contradição Conjunto da Pampulha, de Oscar Niemeyer. In: ARQTEXTOS, São Paulo, 004.06 ano 01, set., 2000.

__________________________________. Précisions brésiliennes sur un état passé de l’architecture et de l’urbanisme modernes d’après les projets de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, MMM Roberto, Affonso Reidy, Jorge Moreira et cie., 1936-45. Tese de Doutoramento. Paris: Université de Paris VIII, 2002. Tradução Precisões Arquitetura Moderna Brasileira 1936-45. Porto Alegre: PROPAR/UFRGS, 2002.

______________________________. O passado mora ao lado: Lúcio Costa e o projeto do Grande Hotel de Ouro Preto, 1938/40. In: ARQTEXTO 2, 2002/1.

______________________________. A arquitetura de Lucio costa: uma questão de interpretação. In: Um modo de ser moderno: Lucio Costa e a crítica contemporânea, Ana Luiza Nobre et. al. (orgs.). São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

______________________________. The Poetics of Development: Notes on Two Brazilian Schools in BERGDOLL, Barry; COMAS, Carlos Eduardo; LIERNUR, Jorge Francisco. REAL, Patricio del. Latin America in construction: architecture 1955 - 1980. New York: The Museum of Modern Art, 2015.

COSTA, LUCIO. Lúcio Costa: sôbre arquitetura. Pôrto Alegre: Imprensa Universitária, 1962.

_____________. Lucio Costa: Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995.

DAMISCH, HUBERT. The Column, the Wall. In: Noah´s Ark Essays on Architecture, Anthony Vidler (org.). Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2016.

DE GRACIA, FRANCISCO. Construir em lo Construido la arquitectura como modificación. Guipúzcoa: Nerea, 1992.

EISENMAN, PETER. The Formal Basis of Modern Architecture. Baden: Lars Müller Publishers, 2006.

FANUCCI, FRANCISCO. Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz: Brasil arquitetura. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

LUCAN, JACQUES. Composition, Non-Composition. Architecture and Theory in the Nineteenth and Twentieth Centuries. Lausanne: EPFL Press, 2012. Lúcio Costa e as Missões: um museu em São Miguel, Carlos Eduardo Comas (org.). Porto Alegre: PROPAR/UFRGS; IPHAN/12ºSR, 2007.

SOLÀ-MORALES, IGNASI DE. Intervenciones. Barcelona: Gustavo Gili, 2006.

SUMMERSON, JOHN. A linguagem clássica da arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

WITTKOWER, RUDOLF. Architectural Principles in the Age of Humanism. New York: Norton & Company, 1971.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Edição

Seção

Projetos