Projeto Morada Nova
Uma experiência de planejamento físico e arquitetura rural nos sertões do Ceará
Palavras-chave:
Projeto de irrigação de Morada Nova, planejamento rural, arquitetura e culturaResumo
O presente artigo analisa o Projeto Morada Nova, uma experiência regional de planejamento físico-territorial e arquitetura rural no Estado do Ceará, construído entre 1972 e 1975. O projeto foi elaborado por arquitetos funcionários do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e premiado na 1a Exposição Nacional de Arquitetura do IX Congresso Brasileiro de Arquitetos, em São Paulo, no ano de 1976. A proposta é apresentada em quadro sócio-histórico mais amplo, destacando seu caráter inovador em muitos de seus princípios. A análise considera as mais diferentes escalas de projeto e abrange desde o estudo da área de implantação de comunidades rurais até o detalhamento das tipologias residenciais. Ênfase especial é conferida ao compromisso com as características ambientais e com as possibilidades culturais, técnicas e materiais da região. São discutidos os projetos de arquitetura de duas edificações emblemáticas, a escola e o clube, com destaque para o domínio de princípios caros ao modernismo arquitetônico conjugado à intenção de criar uma linguagem nova e econômica, considerando o emprego do saber construtivo autóctone. Destaca-se a importância do projeto no âmbito das novas fronteiras que, à época, se abriam no campo de atuação dos arquitetos e urbanistas, nomeadamente o planejamento rural, concebido segundo o ideário modernizante. Ressalta-se, por fim, a relevância de ampliação da historiografia sobre o tema.
Referências
ALMEIDA, J. A. A criação da Inspetoria de Obras Contra as Secas – IOCS. In: Revista Semiárido, v. 2, p. 111-126, Brasília: Câmara de Deputados: ago. 2010.
ARAGÃO, M. Terminal Rodoviário João Thomé. In: Cadernos Brasileiros de Arquitetura – Panorama da Arquitetura Cearense, v. II. p.174 e 175, São Paulo: Projeto Editores Associados, 1982.
BORMANN, N. Residência da Fazenda José Nogueira Paes – Iracema/CE. In: Cadernos Brasileiros de Arquitetura – Panorama da Arquitetura Cearense, v. II, p. 28 e 29, São Paulo: Projeto Editores Associados, 1982.
CASTRO, J. L. Ceará, sua arquitetura e seus arquitetos. In: Cadernos Brasileiros de Arquitetura – Panorama da Arquitetura Cearense, v. II, p.1-15, São Paulo: Projeto Editores Associados, 1982.
CAHU, T. R. D.; CANTALICE, A. S. C. Por um Brutalismo Social: A Obra de Frank Svensson em Pernambuco. Anais 7o Docomomo-NE, Manaus, 2018.
CURTIS, W. Arquitetura moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008.
DUARTE JR., R. Breve História da Arquitetura Cearense. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2018.
FREIRE, R. Casa de fim de semana. Paracurú/Ceará. In: Cadernos Brasileiros de Arquitetura – Panorama da Arquitetura Cearense, v. II, p. 24 e 25, São Paulo: Projeto Editores Associados, 1982.
FRAMPTON, K. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GUEDES, J. Depoimento. In: Arquitetura Brasileira Pós-Brasília – Depoimentos. Rio de Janeiro: Edições IAB-RJ, 1978.
GUTIÉRREZ, R. Entrevista. In: Revista Arquiteura e Urbanismo (AU), n. 34, p. 34-35, São Paulo: Editora PINI, fev./mar. 1991.
NEVES, N. S.; ALMEIDA, J. A.; FERREIRA, E. M. Considerações sobre o planejamento de comunidades rurais nos projetos regionais de desenvolvimento hidro-agrícola. Fortaleza: DNOCS, 1976.
______. Projeto Morada Nova: Planejamento Físico Rural. Fortaleza: DNOCS, 1982.
______. Projeto Morada Nova. In: Cadernos Brasileiros de Arquitetura – Panorama da Arquitetura Cearense, v. II, p. 158-168, São Paulo: Projeto Editores Associados, 1982.
TOCA, A. F. Una nueva arquitectura para Latinoamérica. In: Nueva Arquitetctura en América Latina: Presente y Futuro. p. 218-226. Mexico: G. Gili, 1990.
ORTEGA, A. C.; SOBEL, T. F. Desenvolvimento Territorial e Perímetros Irrigados: Avaliação das Políticas Governamentais Implantadas nos Perímetros Irrigados Bebedouro e Nilo Coelho em Petrolina (PE). In: Planejamento e Políticas Públicas – PPP, p. 87-118, Brasília: Edições IPEA, 2010.
REVISTA PROJETO. Ano 1, n. 2, São Paulo: Schema Editores Ltda., abr./maio, 1977.
SEGAWA, H. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Clovis Ramiro Jucá Neto, Margarida Julia Farias de Salles Andrade, Romeu Duarte Junior, Solange Maria de Oliveira Schramm

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.