Dança e modernidade
historicidade e reimaginação em práticas curriculares
Palavras-chave:
dança, historicidade, reencenação, Balé TriádicoResumo
Este artigo tece reflexões sobre práticas curriculares do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba que busca diferentes abordagens de História levando em consideração relações entre dança e modernidade. Através de procedimentos que incentivam a reimaginação de obras coreográficas já existentes estimula-se a reencenação como modo de pesquisa. No caso específico da experiência relatada neste artigo, foi vivenciada a referência do “Balé Triádico” (1922) como disparadora criativa para a reencenação e como exercício de estudo em dança.
Referências
BOCCARA, Ernesto G.; CARVALHO, Agda R. de. Bal- let Triádico da Bauhaus: pesquisa, experimentações e execução. Reflexões e registros do percurso de uma reconstituição. Centro Universitário SENAC, São Paulo. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte. ISSN 1983-7836. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/ revistaiara/index.php/ballet-triadico-da-bauhaus-pes- quisa-experimentacoes-e-execucao-reflexoes-e-re- gistros-percurso-de-uma-reconstituicao/ Acesso em: 02/02/2016. Vídeo disponível em: https://vimeo. com/12403472. Acesso em 30/03/2016.
BRITTO, Fabiana Dultra. Temporalidade em dança: pa- râmetro para uma história contemporânea. Belo Hori- zonte: Edição do Autor, 2008.
CANTON, Katia. Do Moderno ao Contemporâneo. In: Coleção temas da arte contemporânea. São Paulo: Edi- tora WMF Martins Fontes, 2009.
CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. In: Coleção temas da arte contemporânea. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
CANTON, Katia. Tempo e Memória. In: Coleção temas da arte contemporânea. São Paulo: Editora WMF Martins Fon- tes, 2009.
CERBINO, Beatriz. História da dança: considerações so- bre uma quastão sensível. In: Lições de Dança 5 / Escola de Comunicação e Artes. Curso de Dança; coordena- ção Roberto Pereira. Rio de Janeiro: UniverCidade Ed., 2005. pp. 55-67.
CAMPELO, Cleide Riva. CAL(E)IDOSCORPOS: um estu- do semiótico do corpo e seus códigos. São Paulo: An- nablume, 1997.
KLEIST, Heirich von. Sobre o teatro de marionetes. 3. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
LEPECKI, André. O corpo como arquivo: vontade de reencenar e pós-vida de obras de dança. In: A Perfor- mance ensaiada: ensaios sobre performance contem- porânea / Antonio Wellington de Oliveira Junior (orga- nizador). Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2011. pp. 103-138.
RANCIÈRE, Jaques. Os nomes da história: ensaio de poética do saber. Tradução Mariana Echalar.- 1.ed. -São Paulo: Editora Unesp, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Candice Didonet
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.