A imagem como produtora e produto da arquitetura moderna no Brasil
as fotografias de Mario Fontenelle e Marcel Gautherot nas revistas brasília e Módulo
Palavras-chave:
Arquitetura moderna, fotografia e arquitetura, Brasília, Mario Fontenelle, Marcel GautherotResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as imagens fotográficas apresentadas pelas revistas brasília e Módulo, estabelecidas na década de 1950, durante a construção de Brasília, para justificar e anunciar a Nova Capital e sua cidade moderna. Essas revistas promoveram um novo modo de vida e reuniram uma importante documentação da arquitetura moderna no Brasil. Os documentos fotográficos publicados por elas revelam a fotografia da construção moderna como um forte veículo de divulgação da produção da imagem moderna. A representação da arquitetura moderna foi criada através da imagem fotográfica que acompanhou o discurso moderno. Dois fotógrafos que documentaram este processo, Marcel Gautherot e Mario Fontenelle criaram fotografias de valor simbólico. A imagem moderna é uma mistura entre fotografia e arquitetura, porquanto as duas disciplinas necessitam e beneficiam-se uma da outra. A fotografia precisa da arquitetura para se tornar meio de representação, e a arquitetura precisa da fotografia para vender um modo de vida moderno. Assim, os exemplos desses dois fotógrafos tornam visível como o processo inicial de documentação foi usado tal qual uma imagem publicitária, tornando-se obra de arte e, finalmente, um símbolo do movimento moderno.
Referências
BRASÍLIA. Distrito Federal. 1957-1988, nº 1-83.
BURGI, SERGIO E TITAN, SAMUEL Jr. Marcel Gautherot: Bra- sília. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010.
CAPPELLO. M.B. C. A revista brasília na construção da Nova Capital: Brasília (1957-1962). Risco, nº 11. São Carlos, 2010, p. 43-57.
COLOMINA, BEATRIZ. Privacy and Publicity – Modern Archi- tecture as Mass Media. Cambridge: The MIT Press, 1994.
DEBORD, GUY. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Editions Gallimard, 1992. MÓDULO. Rio de Janeiro. 1955-1965, nº 1-34.
INSTITUTO MOREIRA SALLES (Org.). O Brasil de Marcel Gautherot. São Paulo. IMS. 2001. soa: FA Gráfica e Editora/
PPGAU/UFPB, 2014, v. 1, p. 212-223.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Beatriz C. Cappelo, Susanne Bauer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.