ATUAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NA ARQUITETURA MODERNA DO SÉCULO 20
estudo de obras brasileiras de Georgia Louise Harris Brown
Palavras-chave:
arquitetura moderna, mulheres negras, visibilidade, resgate histórico, reconhecimentoResumo
A arquitetura brasileira atual é herdeira da arquitetura moderna do século 20, por conta da sua importância e influência na arquitetura contemporânea; no ensino das universidades, as disciplinas de Teoria da História da Arquitetura e Urbanismo enfatizam esse legado e relevância, amparado em livros referenciais que apresentam um panorama com alto grau de reiteração na menção de algumas obras e autores, quase sempre com ausência de exemplos significativos realizados por autores e autoras pertencentes às minorias sociais. Este artigo busca colaborar no reconhecimento e estudo de obras da arquitetura moderna realizadas por alguns desses profissionais invisibilizados pela historiografia corrente e do século passado, com foco na atuação de mulheres arquitetas, e em especial, das mulheres arquitetas negras, que atuaram no Brasil do século 20. A presente pesquisa busca ampliar essas referências para além das já debatidas, e valorizar a atuação das mulheres negras, que também foram responsáveis pela construção da arquitetura brasileira moderna.
Referências
ACRÓPOLE. São Paulo: Acrópole, 1938 – 1971. Disponível em: http://www.acropole.fau.usp.br/. Acesso em: 20 ago. 2022.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro: Editora Jandaíra, 2020.
ALMEIDA, Silvio; RIBEIRO, Djamila (coord.). Racismo Estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2020. (Feminismos Plurais).
ÁLVAREZ, Eva; GÓMEZ, Carlos. The Invisible Woman: How females architects were erased from history. The Architectural Review, [s.l], 8 mar. 2017. Disponível em: The Invisible Women: How female architects were erased from history - Architectural Review (architectural-review.com). Acesso em: 06 abr. 2021.
BENTES, Dely. Arquitetura Cotidiana: Projetos residenciais publicados na revista Casa & Jardim (1977-1992), c2022. Disponível em: Arquitetura Cotidiana – Projetos residenciais publicados na revista Casa & Jardim (1977-1992). Acesso: 17 ago. 2022.
CHENG, I.; DAVIS II, C. L.; WILSON, M. O. Race and Modern Architecture: A Critical History from the Enlightenment to the Present. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2020.
CORREIA, Ana Paula Pupo. História & Arquitetura Escolar: os prédios escolares públicos de Curitiba (1943-1953). 2004. Dissertação (Mestrado em História e Historiografia da Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/M04_correia.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
FABEL, Anat; WASHINGTON, Roberta. Georgia Louise Harris Brown: a única mulher do escritório. In: ANTICOLI, A.; CHIARELLI, S.; CRITELLI, F.; OSSANI, T. Arquitetura do patrimônio moderno paulista: reconhecimento, intervenção, gestão. São Paulo, 2017. p.217-229.
FABEL, Anat; WASHINGTON, Roberta. In: ZEIN, Ruth Verde (org.). Caleidoscópio Moderno: Fragmento de arquitetura Moderna em São Paulo. São Paulo: Romano Guerra, 2017. P. 185-200.
FALBEL, Anat; WASHINGTON, Roberta. Georgia Louise Harris Brown. Pioneering Woman of American Architecture. Estados Unidos, c2021. Disponível em: https://pioneeringwomen.bwaf.org/georgia-louise-harris-brown/. Acesso em: 20 abr. 2021.
MORALES, Lúcia Arrais. Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop: projetos interrompidos. Santa Catarina, 2010. Disponível em: http://www.fg2010.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1277920454_ARQUIVO_LotadeMacedoSoareseElizabethBishopprojetosinterrompidos.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
MUXI M., Zaida. Mujeres, Casa y Ciudades. Más allá del umbral. Barcelona: DPR, 2018.
OSINSKI, D. R. B.; SANTINI, J. B. Espaço e materialidades para o ensino do desenho e de trabalhos manuais: o caso do Colégio Estadual do Paraná (década de 1950). In: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. Curitiba, 2019. p. 213 – 233. Disponível em: file:///C:/Users/user/Desktop/Espaco_e_materialidades_para_o_ensino_do.pdf. Acesso em: 20 ago 2022.
RIBEIRO, Djamila (coord.). Lugar de Fala. São Paulo: Jandaíra, 2020. (Feminismos Plurais).
RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. 1.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SANTANA, Jorge Luiz. Enedina Alves Marques: a trajetória da primeira engenheira do sul do país na faculdade de engenharia do Paraná (1940-1945). Revista Vernáculo, n°28, p. 42-75, 2011. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/view/33232. Acesso em: 20 de ago. 2022.
SANTANA, Jorge Luiz. Rompendo barreiras: Enedina, uma mulher singular. 2013. Monografia (Bacharelado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/novembro2013/historia_artigos/santana_m.pdf. Acesso em: 20 ago 2022.
SANTOS, Ademir Pereira dos. Arquitetura Industrial: São José dos Campos. São José dos Campos: Takano Editora Gráfica, 2006.
SANTOS, João Paulo Lopes dos; MOREIRA, Núbia Regina. Mulher negra e educação superior: impasses históricos e atuais. XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, Bahia, 2017. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/cmp/article/viewFile/6935/6735. Acesso em: 20 ago. 2022.
WAISMAN, Marina. O Interior da História: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. Tradução de Anita Di Marco. 1.ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. Título original: El Interior de la Historia: Historiografia Arquitectónica Para Uso de Latinoamericanos.
ZEIN, Ruth Verde. Leituras Críticas. São Paulo: Romano Guerra, 2019.
ZEIN, Ruth. Arquitetura Moderna no Brasil: Revisões Historiográficas. Rio de Janeiro: Editora Riobooks, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eloah Maria Coelho Rosa, Ruth Verde Zein
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.