UM NOVO GUIA DE ARQUITETURA MODERNA PARA O CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM
novo locus, novas fontes
Palavras-chave:
arquitetura moderna, guia, Belém (PA), documentação, chbResumo
Está em construção o primeiro guia de arquitetura moderna da cidade de Belém. As primeiras pesquisas realizadas pelo Lahca/UFPA destacavam edificações localizadas ao longo do que Celma Chaves denomina “Eixos de Modernização”. Baseada em uma historiografia em revisão, a qual assume as heterogeneidades e não-linearidades dos objetos históricos, essa “ausência” de obras em demais pontos da cidade passou a ser questionada. Instigou-se a subversão de olhares, fontes, espaços e tempos e, assim, vem se consolidando uma produção científica que tensiona o par modernidade/modernização e o estende para além dos Eixos, e assim, a arquitetura moderna no Centro Histórico de Belém (CHB) se afirmou como locus de pesquisa, englobando bairros como Cidade Velha, Campina e Reduto. Essa tensão entre tempos (antigo x novo) ajuda a ilustrar o porquê dessas áreas não serem imediatamente associadas ao que se toma como “moderno”. Tomou-se, portanto, as noções warburguianas de tecer associações entre elementos não comumente associáveis, e assim o CHB foi eleito como objeto. Nesta área foram encontrados mais exemplares do que o previsto, o que complementou o acervo existente. O Guia objetiva tornar-se uma nova fonte documental, e está alicerçado em fundamentos conceituais e elementos da visualidade moderna na Amazônia, de modo a visibilizar as arquiteturas de referência moderna incipientemente identificadas em estudos anteriores. O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar a construção técnica e epistemológica deste Guia, considerando novos recortes espaciais que darão outros nortes à documentação das transformações da cultura arquitetônica da cidade na segunda metade do século XX.
Referências
CHAVES, C. Arquitectura en Belém entre 1930 - 1960: Modernización com Lenguajes Cambiantes. 2004. 287 f. Tese (Doutorado) – Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona, Universitat Politècnica de Catalunya. Barcelona, 2004.
CHAVES, C. Arquitetura moderna e Estado na capital do Pará: contribuições para a construção do campo historiográfico. In: TOSTES, José Alberto (Org.). Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo na Amazônia. Macapá: Unifap Editora, 2019. p. 133-153.
CHAVES, C; BELTRÃO, B.; DIAS, R. A arquitetura moderna em Belém como objeto e documento de investigação: da invisibilidade ao reconhecimento. Labor e Engenho, Campinas, SP, v. 14, p. e020016, 2020. DOI: 10.20396/labore.v14i0.8663470. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/labore/article/view/8663470. Acesso em: 2 jul. 2024.
CHAVES, C. et al.. Historiografia E Preservação Da Arquitetura Moderna Em Belém: A Experiência Do Fórum Do Patrimônio Moderno.. In: Anais do XV Seminário Docomomo Brasil: Arquitetura e urbanismo e a reconstrução do Estado e da sociedade.. Anais...São Carlos(SP) IAU e FAU - Universidade de São Paulo, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xv-seminario-docomomo-brasil-2023/660746-historiografia-e-preservacao-da-arquitetura-moderna-em-belem--a-experiencia-do-forum-do-patrimonio-moderno. Acesso em: 05/07/2024
COHEN, J. L. O futuro da arquitetura desde 1889. Cosac Naify, 2013, São Paulo.
COLQUHOUN, A. La arquitectura moderna: una historia desapasionada. Ed. Gustavo Gili, 2005, Barcelona.
CURTIS, W. Arquitetura Moderna desde 1900. Bookman, 2008, Porto Alegre.
GRACIA, F. Construir en lo construido: la arquitectura como modificación. Madrid: NEREA, 1992.
LIMA, R. A. As variações do morar moderno e a assimilação da arquitetura moderna em residências de Belém entre 1940 e 1970. 2019. 179 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Pará. Belém, 2019.
LIMA, R. A.; CHAVES, C. Casa: a assimilação cultural do espaço moderno em Belém/PA. arq.urb, [S. l.], n. 30, p. 131–142, 2021. DOI: 10.37916/arq.urb.vi30.471. Disponível em: https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/471 . Acesso em: 23 jun. 2024.
SAMPAIO, T. B. Metodologia da Pesquisa. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022.
SOBRAL, A. Momentos iniciais do abstracionismo no Pará. Instituto de Artes do Pará, Belém, 2002.
TUTYIA, D. R. Rua Dr. Assis: uma incursão pela paisagem patrimonial transfigurada da Cidade Velha. 2013. 211 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Pará, Belém.
DIDI-HUBERMAN, G. Atlas ou o gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. 458 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Celma Chaves, Rebeca Dias, Lohanna Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.