A ATUAÇÃO DE ARIALDO PINHO NOS PRIMÓRDIOS DA ARQUITETURA MODERNA CEARENSE
Resumo
Nascido no Rio de Janeiro, Arialdo Pinho (1927-1985) teve papel relevante na produção da fase inicial da arquitetura moderna cearense, entre o final da década de 1950 até os anos 1970, concebendo principalmente projetos residenciais para a elite local, além de outros, comerciais e industriais. Sua atuação corresponde ao período em que havia poucos profissionais arquitetos diplomados. Como projetista prático, implementou em seus projetos conceitos diferenciados relacionados ao vocabulário modernista então vigente, sendo considerado também um dos precursores na área de arquitetura de interiores e de design de mobiliário. Exerceu influência significativa em toda uma geração de colaboradores que trabalharam em seu escritório e que posteriormente passaram a atuar no mercado profissional como arquitetos. O objetivo do artigo é resgatar a importância de Arialdo Pinho na arquitetura de Fortaleza, divulgando esse legado, sobretudo no que se refere aos projetos modernos de residências, uma vez que essa produção é pouco conhecida, destacando ainda o seu papel na formação de profissionais que passaram por seu escritório. O artigo foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas sobre o contexto urbano de Fortaleza no período mencionado, as mudanças ocorridas na arquitetura, e sobre sua trajetória profissional e seus projetos na cidade. As obras remanescentes de Arialdo foram identificadas e analisadas, a partir de visitas in loco, documentação fotográfica e realização de entrevistas com proprietários ou profissionais contemporâneos, de modo a resgatar a importância de sua contribuição, na produção de novos costumes, novas espacialidades e novas formas de habitar na capital cearense.
Referências
CAVALCANTE, Márcia G; DIÓGENES, Beatriz H.N; VASCONCELOS, Tania. O modernismo arquitetônico e as transformações na forma de morar: a origem da profissionalização da arquitetura de interiores no Ceará. Anais do VIII DOCOMOMO N-NE, Palmas, 2020.
DIÓGENES, Beatriz Helena Nogueira. A centralidade da Aldeota como expressão da dinâmica intraurbana de Fortaleza. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
DIÓGENES, Beatriz H.N.; PAIVA, R.A. Arquitetura e cidade: a Fortaleza dos anos 1950-1970. In: ANUÁRIO IAB 2007. Fortaleza: Ed. Expressão Gráfica, 2007.
FRACALOSSI, Igor. O princípio da intervenção contextual e o caso do antigo Iracema Plaza Hotel. Trabalho final de Graduação – Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, 2009.
TAVARES, Frederico A. L. Uma trajetória des-viável: o percurso profissional de Arialdo Pinho entre Natal e Fortaleza. Tese (doutorado - Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Natal, 2017.
TAVARES, Frederico A. L. Entre diálogos e aproximações teóricas: caminhos e abordagens para a trajetória profissional de Arialdo Pinho entre Natal e Fortaleza. In: Anais do X ENANPARQ, UNB, Brasília, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Márcia Gadelha Cavalcante, Beatriz Helena Nogueira Diógenes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.