SERGIO BERNARDES E O SANATÓRIO DE CURICICA

Uma contribuição para o Patrimônio Moderno da Saúde

Autores

  • Thaysa Malaquias PROARQ-UFRJ
  • Ana M. G. Albano Amora Programa de Pós-Graduação de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ - FAU- UFRJ)

Palavras-chave:

Sanatório de Curicica, Arquitetura Moderna de Saúde, Sergio Bermardes, patrimônio, Lugar de Memória

Resumo

O artigo aborda o Sanatório de Curicica, projetado pelo arquiteto brasileiro Sergio Wladimir Bernardes e inaugurado em 1952 na cidade do Rio de Janeiro. O programa arquitetônico do Sanatório seguiu as premissas técnicas elaboradas pelo Serviço Nacional da Tuberculose no contexto da Campanha Nacional Contra a Tuberculose (CNCT) e incorporou os princípios da arquitetura moderna, enfatizando eficiência, baixo custo e manutenção econômica. Objetivamos analisar a obra como um marco na Arquitetura Moderna de Saúde, explorando o Valor Patrimonial do conjunto, bem como sua concepção enquanto um Lugar de Memória da Saúde, destacando seu papel na história da luta contra a tuberculose no Brasil. O estudo identifica várias dimensões de valor nesse contexto, tais como a importância do complexo como resultado de um processo social, a contribuição para princípios de racionalidade projetual e construtiva na arquitetura hospitalar moderna, e o seu papel como referência histórica na atuação dos arquitetos modernos no combate à tuberculose. Além disso, o artigo enfatiza a relevância do Sanatório de Curicica para os estudos de arquitetura, como um monumento moderno e um documento que fornece dados relevantes sobre o desenvolvimento da arquitetura hospitalar e da saúde pública no Brasil.

Referências

ALQUATI, P. M. O.; GONSALES, C. H. C. A Arquitetura Moderna, o Patrimônio e os valores: Histórico e Artístico Relativo. Revista Memória em Rede, v. 2, p. 1-6, 2012.

AMORA, Ana M. G. Albano. Transformaciones sociales y urbanas para la región de la baixada de Jacarepaguá, y los desafíos del paisaje cultural frente a los nuevos corredores de transporte de masas. In: Memoria SAL – Seminario Arquitectura Latinoamericana. Fundacion Rogelio Salmon. Bogotá, 2014.

AMORA, Ana M. G. Albano, COSTA; Renato Gama-Rosa. Lugares de memória da saúde no Centro do Rio de Janeiro. In: I ENANPARQ, Arquitetura, Cidade, Paisagem, Território: percursos e perspectivas, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I ENANPARQ. Rio de Janeiro: Editora PROURB, 2010.

AMORA, Ana M. G. Albano. O engenheiro e o hospital moderno – a vanguarda de Vicente Licínio Cardoso para a moderna arquitetura hospitalar no Brasil. III ENANPARQ - Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva São Paulo, 2014.

BITTENCOURT, Tania Maria Mota. Peste Branca - arquitetura branca: os sanatórios de tuberculose no Brasil na primeira metade do século vinte. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos. 2000.

CARTA DE CRACÓVIA 2000 – Princípios para a Conservação e o Restauro do Património Construído, Cracóvia 2000. Disponível em: http://www.patrimoniocultural.pt/media/uploads/cc/cartadecracovia2000.pdf/.

COSTA, Renato da Gama-Rosa. Hospital Municipal Raphael de Paula Souza (verbete) IN: PORTO, Ângela et al. História da saúde no Rio de Janeiro: instituições e patrimônio arquitetônico – Rio de Janeiro (1808-1958). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2008e.

COSTA, Renato da Gama-Rosa. Patrimônio Moderno da Saúde e os Desafios Para a sua Valorização – O exemplo do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.docomomo.org.br/seminario%208%20pdfs/160.pdf >

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

CHOAY, Françoise. O patrimônio em questão: antologia para um combate. São Paulo: Fino Traço, 2011.

FERNANDES, Noemia Lucia Barradas. Arquitetura escolar carioca: edificações construídas entre 1930 e 1960. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arquitetura) –Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

GONSALES, C. H. C. A preservação do patrimônio moderno: Critérios e valores. In: 2º Seminário DOCOMOMO N- Ne, 2008, Salvador. Desafios da Preservaçao: referências da arquitetura e do urbanismo modernos no Norte e no Nordeste. Salvador, 2008.

GUIMARÃES, Marta C. F. B. Patrimônio moderno e delito: duas casas de Affonso Eduardo Reidy. Dissertação (mestrado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.

KÜHL, Beatriz Mugayar. História e ética na conservação e na restauração de monumentos históricos. Revista do IEEE América Latina, São Paulo, v. 1, n.1, p. 1-11, 2005.

LE CORBUSIER. A Carta de Atenas. Tradução Rebeca Scherer. São Paulo: EDUSPS, 1993.

MOREIRA, Fernando Diniz. Os desafios postos pela conservação da arquitetura moderna. Revista CPC (USP), v. 11, p. 152-187, 2010.

NASCIMENTO, Dilene Raimundo do; COSTA, Renato da Gama-Rosa; PESSOA,

Alexandre; MELLO, Estefânia Neiva de. O sanatório de Curicica. Uma obra pouco conhecida de Sérgio Bernardes. Seção Arquitextos. Disponível em:

<http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq026/arq026_02.as>.

NORA, Pierre. “Entre a memória e a história: a problemática dos lugares”. In:Projeto História: Revista do Programa de Estudos de Pós-Graduação em História e do Departamento de História da PUC-SP, n. 10, dez, 1993 (p.7 a 28).

RIEGL, Alois, El culto moderno a los monumentos: caracteres y origen. Tradução de Ana Pérez López, 1 ed. Madrid : Visor, La balsa de la Medusa, 1987.

ROCHA, Mércia Parente, TINEM, Nelci. O patrimônio arquitetônico moderno: reflexões sobre conservação. In: Arquimemória 4 - Encontro internacional sobre preservação do patrimônio edificado. Salvador, 2013.

SOUZA, Eliara Beck. Do Asilo de Mendicidade ao Hospital São Francisco de Assis:

a cidade e a saúde (1876/1922). Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, 2015.

TOMAZ, Paulo Cesar. A preservação do patrimônio cultural e sua trajetória no Brasil.

Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Maio/ Junho/ Julho/ Agosto de 2010 Vol. 7. Ano VII no 2. ISSN: 1807-6971. Disponível em: www.revistafenix.pro.br

Downloads

Publicado

2024-03-14

Edição

Seção

Artigos