“ARQUITETURA MODERNA: A ATITUDE ALAGOANA”
Uma reescrita
Palavras-chave:
Arquitetura Moderna, Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, Historiografia da arquitetura moderna, AlagoasResumo
O livro “Arquitetura Moderna: A Atitude Alagoana”, de autoria de Maria Angélica da Silva, foi editado em 1991, tornando-se, desde então, referência acerca dos estudos voltados para o patrimônio moderno alagoano. Decorridos 32 anos, apresenta-se a possibilidade de reedição da obra. Curiosamente, mais tempo separa nossos dias da primeira edição do livro do que deste em relação à última obra de arquitetura ali abordada (1964). De fato, tão tarde se fixa o modernismo nas terras alagoanas que já era tempo de colocá-lo em questão. Sentados à mesa, no emblemático Edifício São Carlos (1960), perguntamo-nos sobre o paradoxo de uma nova arquitetura que em menos de 27 anos havia envelhecido, mas, que ainda repercutia (e repercute) por décadas seus ditames nos modos de ensinar, aprender e praticar o ofício arquitetônico. O presente artigo relatará a dupla tarefa da equipe de pesquisadores que têm se dedicado a pensar a reedição de “A Atitude Alagoana”: seja aquela das “reescritas” do modernismo de Alagoas, tanto quanto aquela de olhar em retrospectiva e criticamente, algo que nasce e se desenvolve sob os auspícios modernos, isto é, a pesquisa e o ensino em arquitetura no mesmo estado.
Referências
AMARAL, Vanine Borges. Expressões Arquitetônicas de Modernidade em Maceió: uma perspectiva de preservação. 2009. 176p. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
BARBOSA, Gabriela Biana. Arquitetura contemporânea em Maceió (1980-2008): uma reflexão crítica. 2009. 185p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
CARREIRO, Larissa Santos. O Centro de Maceió: as referências de um patrimônio edificado. 2017. 125 p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
CARVALHO, Maria Luiza de. Memória: iabs norte-nordeste. Módulo: Brasil Arquitetura, Rio de Janeiro, ed. 62, p. 6, jan-fev. 1981.
CARVALHO, Rafaela. A proposta da salvaguarda das unidades especiais de preservação (UEPs) de Maceió: Uma avaliação após 11 anos de instituição do instrumento urbanístico. 2017. 198 p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
CASADO, Camila Antunes de Carvalho. A invenção da praia e o viver nas alturas em Maceió-AL. Curitiba: Editora CRV, 2022.
CASSELLA, Tamires Aleixo. Imagens-memória: narrativas fotográficas da arquitetura moderna de Maceió. 2021. 215p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
DUARTE, Jaianny Fernandes. Quando se olha para o escuro: a Maceió de Luis Lavenère Wanderley através dos seus negativos de vidro. 2018. 211p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
ESPINOZA, José Carlos Huapaya; VASCONCELOS, Clara Demettino Castro. Lygia Fernandes: uma arquiteta modernista. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO, 13, 2019, Salvador. Anais [...] . Salvador: Instituto de Arquitetos do Brasil. Departamento da Bahia, 2019.
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - UFAL (Maceió-Al). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: Histórico. Disponível em: https://fau.ufal.br//institucional/historico. Acesso em: 20 ago. 2023.
FREIRE, Adriana Leal de Almeida. Recepção e Difusão da Arquitetura Moderna Brasileira: uma abordagem historiográfica. 2015. 222 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo - Campus São Carlos, São Carlos, 2015.
GOMES, Henrique Eugênio de Carvalho. Memórias de praças do bairro da Ponta Grossa - Maceió/AL: o discurso populista transformado em arquitetura na “cidade sorriso” do prefeito Sandoval Cajú (1961 -1964). 2021. 345p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
JACQUES, Paola Berenstein et al. Temporalidades. In: BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola Berenstein. (org.). Corpo cidade: gestos urbanos. Salvador: Edufba, 2017.
KATINSKY, Júlio. O arquiteto e a Cultura Brasileira nos anos 80. Módulo: Brasil Arquitetura, Rio de Janeiro, ed. 84, p. 30-40, mar. 1985.
NASCIMENTO, Thalita Lins do. Casas e gentes: modos de viver e morar em uma cidade do interior de Alagoas. 2016. 234 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
RAMALHO, Letícia Brayner. A arquitetura residencial de Zélia Maia Nobre: uma trajetória em Alagoas. 2023; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. São Paulo: Editora Unicamp, 2012.
SILVA, Denise Lages Vieira da. Do arquivo técnico aos álbuns de família: o morar no bairro do Farol na Maceió dos anos 1940 e 1950. 2016. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
SILVA, Fernanda Araújo Félix da. Onde estão as mulheres arquitetas maceioenses? Um levantamento sobre a produção arquitetônica feminina em Maceió, desde a década de 50 até os dias atuais. 2018. 187p. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
SILVA, Maria Angélica da. Arquitetura Moderna: A Atitude Alagoana. Maceió: SERGASA, 1991.
SILVA, Maria Angélica da. Memorial Acadêmico: Maria Angélica da Silva. 2019. 502 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe E) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Reberth Emannuel Rocha Almeida, Fábio Henrique Sales Nogueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.