INTERVENÇÃO CONTEMPORÂNEA EM UMA EDIFICAÇÃO MODERNA

O caso da residência José da Silva Netto à luz do conceito de autenticidade

Autores

  • Marina Lira Universidade de Brasília
  • Ana Elisabete Medeiros
  • Oscar Luís Ferreira
  • Flaviana Barreto Lira

Palavras-chave:

joão filgueiras lima, residência, brasília, arquitetura moderna, autenticidade

Resumo

O projeto da residência José da Silva Netto, de autoria de João Filgueiras Lima (Lelé) nos anos 1970, se destaca pela valorização ao concreto armado, pelo partido que prezou por áreas bem definidas e pela vista desimpedida para o Lago Paranoá. A casa, construída de forma similar ao projeto de Lelé, sofreu modificações que diferem consideravelmente da intenção inicial do arquiteto. O projeto de 2019, elaborado pelo escritório Arquitécnika, alterou, por exemplo, a relação da obra com seu entorno imediato, acrescentou passarela de vidro à área externa e anexou um bloco de “cozinha gourmet”. Após essa intervenção, a casa ainda pode ser considerada um exemplar autêntico da arquitetura moderna?

Este artigo se propõe a analisar a trajetória da residência José da Silva Netto à luz do conceito de autenticidade na preservação da arquitetura moderna. Parte de referenciais teóricos sobre a definição de autenticidade e sobre premissas de conservação da arquitetura moderna para, em seguida, estudar os projetos original e de intervenção de maneira a melhor compreender os impactos desta última sobre a autenticidade da obra.

Referências

FRAGA, Emerson Fonseca. Alda Rabello: “Quando perguntam o que faço, digo que sou ‘arquiteto”. Disponível em: https://caubr.gov.br/alda-rabello-cunha-arquiteto. Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasili, 2020. Acesso em 3 de agosto de 2023

FRANÇA, Joana. Projeto Residência JSN. Disponível em < https://www.joanafranca.com/lele.html>. Acesso em 3 de março de 2021.

JOKILEHTO, Jukka. Authenticity: The question of truth. ARISTIMUNHA, Cláudia Porcellis. FAGUNDES, Lígia Ketzer. MATTOS, Lorete. Preservação de Patrimônio Cultural. Porto Alegre: Museu da UFRGS/Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 2013.

LACERDA, Norma e ZANCHETI, Sílvio M. Gestão e Conservação Urbana: Conceitos e Métodos. Centro de Estudos Avançados de Conservação Integrada. Olinda, 2012.

LIRA, Flaviana. Autêntico para quem? A noção de autenticidade do patrimônio cultural na contemporaneidade. Patrimônio e Memória. São Paulo, Unesp, v. 14, n. 2, p. 272-298, julho-dezembro, 2018.

LIRA, Flaviana. Por uma agenda de discussões sobre a conservação da arquitetura moderna. 1º Seminário da Rede de Conservação_BR. Recife, 2012.MANGABEIRA, Daniel. Artigo: CAU/DF apela a arquitetos que preservem o patrimônio arquitetônico moderno brasileiro. Disponível em: https://caudf.gov.br/artigo-cau-df-apela-a-arquitetos-que-preservem-o-patrimonio-arquitetonico-moderno-brasileiro. Brasília, 2020. Acesso em 3 de março de 2021.

PEREIRA, Matheus. Renovação de Residência Brutalista BsB / Arquitécnika. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/941857/residencia-brutalista-bsb-arquitecnika?ad_medium=office_landing&ad_name=article. Archdaily Brasil, 2019. Acesso em 3 de março de 2021.

PRUDON, Theodore H. M. Preservation of Modern Architecture. New Jersey: John Wiley and Sons Inc., 2008.

SABINO, Rachel. Descubra patrimônios residenciais deixados por renomados arquitetos. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2018/12/16/interna_revista_ correio,725419/descubra-patrimonios-residenciais-deixados-por-renomados-arquitetos.shtml. Acesso em 3 de março de 2021.

SAINT, Andrew. Philosophical Principles of Modern Conservation. In: ENGLISH HERITAGE. Modern Matters: Principles and Practice in Conserving Recent Architecture. UK: Donhead, 1996.

UNESCO. Orientações para a aplicação da Convenção do Patrimônio Mundial. UNESCO, 2019. Disponível em: https://whc.unesco.org/archive/opguide05-pt.pdf. Acesso em 13 de maio de 2021.

VILELA, A. J. A casa na obra de João Filgueiras Lima, Lelé. Dissertação de Mestrado. Brasília: UnB. 2011

VILELA, A. Desafios da preservação da arquitetura racionalizada de Lelé no Brasil. Revista Thésis, [S. l.], v. 2, n. 5, 2019. DOI: 10.51924/revthesis.2018.v2.210. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/210. Acesso em: 5 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Edição

Seção

Projetos