CONSERVAÇÃO DA ARQUITETURA MODEDRNA
Declaração de Significância Cultural da Casa Niemeyer
Palavras-chave:
Brasília, Oscar Niemeyer, Arquitetura ModernaResumo
Embora os trabalhos realizados em Brasília pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer sejam bastante
estudados, em meio a uma extensa gama de projetos em todas as escalas urbanísticas do Plano-Piloto de Lucio
Costa, encontra-se um emblemático exemplar moderno pouco conhecido e debatido, a Casa Niemeyer. A
obra residencial, projetada para si em 1960, é dotada de diversos atributos que evidenciam de forma explícita
o cerne da arquitetura residencial moderna brasileira: a colonialidade. Por essa razão, apresenta valores
importantes no campo da historiografia e do patrimônio arquitetônico nacional. Atualmente, a residência,
pertencente a Universidade de Brasília desde a década de 1980, encontra-se condenada ao ostracismo, fator
que possibilita a realização de reformas que ignoram os elementos fundamentais para a manutenção da
autenticidade e da integridade do bem. Visando auxiliar em futuras intervenções na obra, este trabalho busca
expor o processo de elaboração e validação da declaração de significância cultural do objeto de estudo.
Referências
ALVES, R. Casa da família Niemeyer sofre com abandono no Park Way. Correio Braziliense, Brasília, 07 de dez. de 2012. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/especiais/oscar-niemeyer/2012/12/07/ensino_educacaoprofissional_interna,338046/casa-da-familia-niemeyer-sofre-com-abandono-no-park-way.shtml>. Acesso em: 02 jan. 2023.
BRUAND, Y. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 2018.
COSTA, L. Relatório do Plano Piloto de Brasília. Brasília: IPHAN; Secult, 2014.
FON. Fundação Oscar Niemeyer, c2020. Página inicial. Disponível em: https://www.oscarniemeyer.org.br/. Acesso em: 20 ago. 2022.
LIRA, F. B. Por uma agenda de discussões sobre a conservação da arquitetura moderna. In: ZANCHETI, S; AZEVÊDO, G; NEVES, C. (Org.). A Conservação do Patrimônio no Brasil: teoria e prática. Olinda: Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, 2015.
MACDONALD, Susan, 2003. 20th century Heritage: Recognition, Protection and Practical Challenges. In: ICOMOS World Report 2002-2003 on monuments and sites in danger. Paris: ICOMOS, 2003
NIEMEYER, O. “Depoimento”. Módulo. Rio de Janeiro: Vol 2., N 9., p. 3-7.
RIEGL, A. O culto moderno dos monumentos: a sua essência e a sua origem. Tradução: Werner Rothschild Davidsohn e Anat Falbel. 1. ed. rev. São Paulo - SP: Perspectiva, 2014.
SCHLEE. A. R. Projeto Casa Oscar Niemeyer Petrobrás-Cultural. [S.I.]: Universidade de Brasília; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2006. Não publicado.
SCHLEE, A. R. et al. Registro arquitetônico da Universidade de Brasília. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2014.
SEGAWA, H. Arquitetura no Brasil: 1900-1990. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.
SILVA, Paula Maciel. Conservar, uma questão de decisão: o julgamento na conservação da arquitetura moderna. Recife, 2012. 236 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, 2012.
ZANCHETI, S. M.; HIDAKA, L. T. F. A declaração de significância de exemplares da arquitetura moderna. Olinda: ed. Centros de Estudos Avançados da Conservação Integrada, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Ferreira Ramos Jubé, Flaviana Barreto Lira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.