DESENHOS QUEIMADOS DE OSCAR NIEMEYER
Proposta de conservação
Palavras-chave:
Núcleo de Pesquisa e Documentação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, restauração, papel queimadoResumo
Este artigo apresenta a proposta de conservação de seis desenhos do arquiteto Oscar Niemeyer, pertencente ao Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD), FAU/UFRJ, atingidos por um incêndio em 2021. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre conservação de acervos em papel queimados e sobre os materiais mais adequados para cada etapa do tratamento. Levou-se em consideração as questões históricas relacionadas a criação dos desenhos, sua entrada no acervo do NPD e sua digitalização como proposta de preservação, também foram investigadas em periódicos, anais e vídeos de congressos, documentos oficiais da época e entrevistas com arquitetos ligados direta e indiretamente a questão. Os procedimentos de conservação utilizados foram escolhidos com base no diagnóstico do estado de conservação, permitindo a escolha dos métodos interventivos mais adequados à estabilização dos suportes e acondicionamento apropriado para cada desenho. O tratamento proposto permitiu a estabilização dos desenhos queimados, utilizando materiais reconhecidos na área de restauração. As questões históricas discutidas ao longo do texto, visando reelaborar as memórias da criação dos seis desenhos e sua entrada no acervo do NPD, possibilitaram ampliar o conhecimento das técnicas e dos materiais e promover o reconhecimento dos valores simbólicos, afetivos e históricos deste conjunto no acervo.
Referências
ARSLANOGLU, Julie; TALLENT, Carolyn. EVALUATION of the Use of Aquazol as an Adhesive In Paintings Conservation. Disponível em: https://cool.culturalheritage.org/waac/wn/wn25/wn25-2/wn25-205.pdf. WAAC Newsletter Volume 25 Number 2 May 2003. P. 12-18. Acesso em: 15 ago. 2023.
BERTONCELLO, Renzo; BOUGARD, François; DUPONT, Anne-Laurence; ROSSI, Cecilia; ZANETTI, Melania; ZOLEO, Alfonso. La restauration des livres et documents endommagés par le feu », La Revue de la BNU, 2, 2020. Disponível em: http://journals.openedition.org/rbnu/5394. Acesso em: 15 ago. 2023.
COSTA, Elaine Silva. Conservar depois da catástrofe. O caso dos documentos queimados do antigo Arquivo Histórico do Museu Bocage: caracterização material e proposta de um protocolo de intervenção. 2015. Dissertação (Mestrado em Conservação e Restauro) - Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2015.
CONSELHO UNIVERSITÁRIO – UFRJ, 1988, Rio de Janeiro. Ata [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1988. Tema: Ata do dia 10 de março de 1988.
Encontro com Oscar Niemeyer. Produção do XVII Congresso Brasileiro de Arquitetura. Rio de Janeiro: IPHAN, 2003. DVD.
HANNESH, Ozana; MIRANDA, Ana Carolina Neves. Termos e conceitos para diagnósticos de documentos em suporte de papel: glossário de materiais de suporte e processos de escrita e impressão [Recurso eletrônico]. – Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mast/pt-br/imagens/publicacoes/2019/termos-e-conceitos-para-diagnostico-em-documentos-em-suporte-papel.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.
MELOT, Michel. Livro. São Paulo: Ateliê Editora, 2012.
MESQUITA, Samira N. Oscar Niemeyer – Doutor Honoris Causa da UFRJ. Arquitetura Revista. v. 7, 1989.
MUÑOZ-VIÑAS, S. Teoría Contemporánea de la Restauración. Espanha: Editorial Sínteses S. A. 2010.
SOUSA, Rosilene Paiva Marinho de; OLIVEIRA, Bernardina Maria Juvenal Freire; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. Reflexões Sobre a Digitalização de Documentos e Utilização de Documentos Digitais na Preservação da Memória Histórica. Conference on Technology, Culture and Memory – CTCM. Strategies for preservation and Information access. Disponível em: http://www.liber.ufpe.br/ctcm2011/anais/anais_ctcm/40_reflexoes_digitaliza.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivna de Menezes, Natasha Pozzo , Bruna Gentil , Thais Helena Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.