OS JARDINS SUSPENSOS DA PRAÇA DO FERREIRA DE 1969

documentação de uma obra de paisagismo moderno em Fortaleza, CE

Autores

  • Julia Santos Miyasaki Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Praça do Ferreira, Paisagismo moderno, Fortaleza

Resumo

Este artigo trata do estudo histórico e documentação de uma das primeiras obras paisagísticas modernas executadas em um espaço livre público na cidade de Fortaleza, Ceará. Tem como objeto de estudo a intervenção paisagística efetuada na Praça do Ferreira nos anos de 1968 e 1969, abordando o processo de desenvolvimento do projeto, as questões que envolveram a sua execução e sua forma final. Procura-se, também, situar a elaboração dessa obra no contexto de modernização arquitetônica da cidade, examinando como o desenvolvimento de uma cultura arquitetônica moderna teve impactos sobre a produção paisagística de uma das principais praças da cidade. Este estudo se justifica pela documentação de uma das intervenções paisagísticas modernas mais impactantes da cidade produzindo o levantamento da vegetação empregada na época, assim como a reconstituição gráfica de sua planta baixa com o auxílio de software gráfico. Para tanto, o artigo toma como aporte fontes primárias encontradas em acervos fotográficos e hemerográficos, crônicas, cartões postais, mapas e dados coligidos em entrevistas. Busca-se, assim, contribuir para os estudos da história do paisagismo moderno em Fortaleza e no Brasil.

Referências

ANDRADE, Margarida Julia Farias de Salles. Fortaleza em perspectiva histórica: poder e iniciativa privada na apropriação e produção material da cidade (1810-1933). 2012. 297 p. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

CASTRO, José Liberal de. A praça do Ferreira de 1968. Revista do Instituto Histórico do Ceará, Fortaleza, v. 105, 1991.

GIRÃO, Raimundo. Geografia Estética de Fortaleza. 2 ed. Fortaleza: BNB, 1979. 257 p.

MENEZES, Patrícia. Fortaleza de ônibus: quebra-quebra, lock out e liberação na construção do serviço de transporte coletivo de passageiros entre 1945 e 1960. 2009. 243 p. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

QUEIROGA, Eugênio Fernandes. A megalópole e a praça: o espaço entre a razão de dominação e a ação comunicativa. 2001. 368 p. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

ROBBA, Fabio e MACEDO, Silvio Soares. Praças Brasileiras. 3 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010, 311 p.

ROCHA, Fernanda Cláudia Lacerda. Os jardins residenciais de Roberto Burle Marx em Fortaleza: entre descontinuidades e conexões. 2015. 110 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.

SILVA, Aline de Figueirôa. Entre a implantação e a aclimatação: o cultivo de jardins públicos no Brasil nos séculos XIX e XX. 2016. 406 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Edição

Seção

ARTIGO/ PROJETO - Sessão livre