OS JARDINS SUSPENSOS DA PRAÇA DO FERREIRA DE 1969
documentação de uma obra de paisagismo moderno em Fortaleza, CE
Palavras-chave:
Praça do Ferreira, Paisagismo moderno, FortalezaResumo
Este artigo trata do estudo histórico e documentação de uma das primeiras obras paisagísticas modernas executadas em um espaço livre público na cidade de Fortaleza, Ceará. Tem como objeto de estudo a intervenção paisagística efetuada na Praça do Ferreira nos anos de 1968 e 1969, abordando o processo de desenvolvimento do projeto, as questões que envolveram a sua execução e sua forma final. Procura-se, também, situar a elaboração dessa obra no contexto de modernização arquitetônica da cidade, examinando como o desenvolvimento de uma cultura arquitetônica moderna teve impactos sobre a produção paisagística de uma das principais praças da cidade. Este estudo se justifica pela documentação de uma das intervenções paisagísticas modernas mais impactantes da cidade produzindo o levantamento da vegetação empregada na época, assim como a reconstituição gráfica de sua planta baixa com o auxílio de software gráfico. Para tanto, o artigo toma como aporte fontes primárias encontradas em acervos fotográficos e hemerográficos, crônicas, cartões postais, mapas e dados coligidos em entrevistas. Busca-se, assim, contribuir para os estudos da história do paisagismo moderno em Fortaleza e no Brasil.
Referências
ANDRADE, Margarida Julia Farias de Salles. Fortaleza em perspectiva histórica: poder e iniciativa privada na apropriação e produção material da cidade (1810-1933). 2012. 297 p. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
CASTRO, José Liberal de. A praça do Ferreira de 1968. Revista do Instituto Histórico do Ceará, Fortaleza, v. 105, 1991.
GIRÃO, Raimundo. Geografia Estética de Fortaleza. 2 ed. Fortaleza: BNB, 1979. 257 p.
MENEZES, Patrícia. Fortaleza de ônibus: quebra-quebra, lock out e liberação na construção do serviço de transporte coletivo de passageiros entre 1945 e 1960. 2009. 243 p. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
QUEIROGA, Eugênio Fernandes. A megalópole e a praça: o espaço entre a razão de dominação e a ação comunicativa. 2001. 368 p. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
ROBBA, Fabio e MACEDO, Silvio Soares. Praças Brasileiras. 3 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010, 311 p.
ROCHA, Fernanda Cláudia Lacerda. Os jardins residenciais de Roberto Burle Marx em Fortaleza: entre descontinuidades e conexões. 2015. 110 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
SILVA, Aline de Figueirôa. Entre a implantação e a aclimatação: o cultivo de jardins públicos no Brasil nos séculos XIX e XX. 2016. 406 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Julia Santos Miyasaki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.