O Memorial Darcy Ribeiro de João Filgueiras Lima
Precursão da fabricação digital em Brasília
Palavras-chave:
Memorial Darcy Ribeiro, João Filgueiras Lima, Fabricação DigitalResumo
Este artigo analisa os processos construtivos do Memorial Darcy Ribeiro, informalmente conhecido como Beijódromo, de autoria de João Filgueiras Lima, o Lelé. Dentro da análise serão observados aqueles processos associados ao uso da fabricação digital, na tentativa de verificar a utilização de tais recursos na materialização do edifício. Em entrevista com Vicente Muñoz revelaram-se os processos de detalhamento construtivo que envolveram o uso de maquinário controlado numericamente por computador para o corte à plasma de componentes metálicos que compõem a estrutura do Memorial Darcy Ribeiro. Ao projetar, o arquiteto já sabia as limitações construtivas do processo metalúrgico, portanto, detalhou a obra considerando suas condicionantes. Este fato leva à confirmação de Lelé como precursor de uma maneira de se construir amparada pela fabricação digital, não havendo outra maneira viável de construção do edifício que não fosse a controlada pelo computador, naquele momento, no ano de 2010.
Referências
BORRELL, J. Solid Modeling. In: TEICHOLZ, E. (ed.). CAD/ CAM Handbook. Cambridge: The MIT Press, 1985.
HAYDEN, D. The grand domestic revolution: a history of feminist designs for American homes, neighborhoods, and cities. Cambridge: The MIT Press, 1981.
KOLAREVIC, B. Digital fabrication: manufacturing architecture in the information age. Buffalo: ACADIA Proceedings, 2001.
_____________. Architecture in the digital age: design and manufacturing. Nova York e Londres: Taylor & Francis, 2003.
LACROIX, I. Roteiro de produção digital: Processo CAEDM para projeto paramétrico e fabricação digital em Arquitetura. Tese de Doutorado. Brasília: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNB, 2020.
LATORRACA, G (org.). João Filgueiras Lima, Lelé. São Paulo: Instituto Lina Bo Bardi e P.M. Bardi, 1999.
LIMA, J. O que é ser arquiteto: memórias profissionais de Lelé (João Filgueiras Lima) em depoimento a Cynara Menezes. Rio de Janeiro: Record, 2004.
LIMA, J. Um Beijódromo para Darcy. In: Fundação Darcy Ribeiro. Beijódromo: Memorial Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro e Editora Universidade de Brasília, 2011.
MITCHELL, W. Architecture, engineering and construction. In: TEICHOLZ, E. (ed.). CAD/CAM Handbook. Cambridge: The MIT Press, 1985.
ORR, J. Tools: hardware and software. In: TEICHOLZ, E. (ed.). CAD/CAM Handbook. Cambridge: The MIT Press, 1985.
PINHEIRO, H. Beijódromo: arte e tecnologia. In: Fundação Darcy Ribeiro. Beijódromo: Memorial Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro e Editora Universidade de Brasília, 2011.
PORTO, C. Beijódromo: a nova morada de Darcy Ribeiro. In: Fundação Darcy Ribeiro. Beijódromo: Memorial Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro e Editora Universidade de Brasília, 2011.
REEVE JR., R. Robotics. In: TEICHOLZ, E. (ed.). CAD/ CAM Handbook. Cambridge: The MIT Press, 1985.
RISÉRIO, A. Um mestre da precisão e da delicadeza estética e social. In: RISSELADA, M; LATORRACA, G. (orgs.). A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Museu da Casa Brasileira, 2010.
_____________. Entre arquitetura e pensamento social. In: Fundação Darcy Ribeiro. Beijódromo: Memorial Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro e Editora Universidade de Brasília, 2011.
SCHLEE, A. O Lelé na UnB (ou o Lelé da UnB). In: PORTO, C. (org.). Olhares: visões sobre a obra de João Filgueiras Lima. Brasília: Universidade de Brasília, 2010.
SCHUMACHER, P. The autopoiesis of architecture, Volume 1: a new framework for architecture. Chichester: John Wiley & Sons, 2011.
SOUSA JR., J. Um memorial projetado para o futuro. In: Fundação Darcy Ribeiro. Beijódromo: Memorial Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro e Editora Universidade de Brasília, 2011.
TEICHOLZ, E (ed.). CAD/CAM Handbook. Cambridge: The MIT Press, 1985.
WALKER, L. Women and Architecture. In: RENDELL, J.,
PENNER, B., BORDEN, I. (orgs.). Gender Space Architecture: an interdisciplinary introduction. Londres: Routledge, 2000.
YUAN, P., MENGES, A, LEACH, N. (eds.). Digital fabrication. Shanghai: Tongji University Press, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Igor Lacroix, Neander Furtado Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.