CHALÉS MODULADOS NA GUARAPIRANGA
Um caminho para a pré-fabricação
Palavras-chave:
racionalização construtiva, pré-fabricação, industrialização, arquitetura moderna, concepção de projetoResumo
Os chalés modulados de Eduardo Kneese de Mello e Sidnei de Oliveira para o Clube de Campo de São Paulo indicam caminho que incorpora a racionalização e a pré-fabricação na concepção de projeto, no contexto de industrialização e produção da construção civil nacional e da Arquitetura Moderna nos anos 1960. A proposta enfrenta o entrosamento entre a arte e a indústria, em escala de projeto reduzida para moldes industriais. Com emprego de sistema construtivo em ciclo aberto, o partido concilia componentes leves industrializados disponibilizados pelo mercado consolidado, e técnicas convencionais racionalizadas na ordenação arquitetônica. A opção construtiva apresenta-se como alternativa viável em pequenas escalas de atuação, conforme se configura a maior parte dos programas arquitetônicos, enfrentados de forma isolada. A solução apoia-se em prática acumulada nesta investigação, em contexto brasileiro de industrialização tardia e difusa, onde a racionalização e a pré-fabricação não se repercutiram em transformações expressivas na indústria da construção civil, ou nos moldes de construção, com raras exceções, em maiores escalas, e/ou com apoio do Estado – ilustrando à época questões atemporais sobre sistemas construtivos, critérios de concepção, e caminhos de industrialização na construção civil.
Referências
BARBUGIAN, Ercio. Pré-fabricados de concreto na arquitetura escolar. Tese de Doutorado. FAUUSP. São Paulo, 2005. 411p.
BRUNA, Paulo. A Indústria da Construção e o Plano habitacional do Estado de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 1975. 57p.
___________. Arquitetura, Industrialização e Desenvolvimento. 2ª Edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002. 307p.
BONDUKI, Nabil. Caps. 2, 3 e 4. In: Origens da Habitação Social no Brasil. Estação Liberdade, São Paulo, 1998. Pg. 73– 176.
CAMARGO e MONTENEGRO FILHO, Monica Junqueira de e Roberto Alves de Lima. UNI‐SECO DO BRASIL: Repercussão de pré‐fabricação do pós‐segunda guerra. In: 14º Seminário Docomomo Brasil, 2021, Belém. Anais [...] Belém: Docomomo Brasil, 2021. p. 1 a 15.
GIMENEZ, Luis Espallargas. Pedro Paulo de Melo Saraiva Arquiteto. Romano Guerra Editora. São Paulo, 2016.
GITAHY E XAVIER, Maria Lucia Caira e Paulo César. Cap. 2 e 3: A Construção habitacional em São Paulo na Década de 30, e Arquitetura Moderna e Construção Habitacional em São Paulo na Década de 30. In: _______. O Complexo Industrial da Construção e a Habitação Econômica Moderna 1930 – 1964. São Paulo: Editora Rima, 2002. p. 15 – 33.
GROPIUS, Walter. Bauhaus: Novarquitetura. 6ª Edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004. 220p.
IMBRONITO, Maria Isabel. Três Edifícios de Habitação para a Formaespaço: Modulares, Gemini e Protótipo. In: Docomomo. Endereço virtual Docomomo: Disponível em: http://www.docomomo.org.br/seminario%205%20pdfs/105R.pdf. Acesso em: 11 fev. 2011.
KNEESE DE MELLO, Eduardo. Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga, s/d. In: Arquitetura Brasileira: Palestras e Conferências. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1975.
LEITE e BONDUKI, Maria de Jesus Britto e Nabil. Cap.1: Popular. In: MONTEZUMA, Roberto. (organizador). Arquitetura Brasil 500 anos: O Espaço Integrador. Volume 2. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 2008. p.22-121.
LATORRACA, Giancarlo (organização). João Filgueiras Lima - Lelé. Instituto Lina Bo Bardi. Editorial Blau. Lisboa, 2002.
MARICATO, E. Por um novo enfoque teórico na pesquisa sobre habitação. Cadernos Metrópole, n.21, p. 33-52, 2009.
MONTENEGRO FILHO, Roberto Alves de Lima. Pré-fabricação e a obra de Eduardo Kneese de Mello. 2007. Dissertação de Mestrado. FAUUSP. São Paulo, 2007.
____________________, Roberto Alves de Lima. A pré-fabricação na trajetória de Eduardo Kneese de Mello. 2012. Tese de Doutorado. FAUUSP. São Paulo, 2012.
PIÑON, Helio. Teoria do projeto. Trad. Edson Mahfuz. Livraria do Arquiteto, Porto Alegre, 2006. 227p.
ROSA, Wilhelm. Arquitetura Industrializada e evolução de um sonho à modularidade. Dissertação de Mestrado. FAUUSP. São Paulo, 2006. 90p.
RUSSELL, Barry. Building Systems, Industrialization and Architecture. Londres: John Wiley & Sons, 1981. 758p.
SILVA, Helena Ayoub. Abrahão Sanovicz, arquiteto. Romano Guerra Editora, São Paulo, 2017. 280p.
TEIXEIRA, Eduardo Henrique Santos. A História dos Pré-fabricados e sua evolução no Brasil. ABCI. Projeto Editores Associados LTDA. São Paulo, 1986.
Ventura, Alessandro. Arquitetura, Indústria, e produção modular. Tese de Livre-docência. FAUUSP. São Paulo, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Roberto Alves de Lima Montenegro Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.