CRÔNICAS E ANÚNCIOS:
revelações da mulher moderna na cidade e na casa
Palavras-chave:
Crônicas, anúncios, modernidadeResumo
Este texto busca apresentar uma leitura dos espaços domésticos e públicos a partir de uma pesquisa realizada em crônicas e anúncios de jornais que tratam de sugestões para a “mulher moderna”. Utiliza-se como recorte a cidade de São Paulo em meados do século XX, período em que a presença feminina passa a ser mais frequente e intensa na vida urbana, seja pela busca de ampliação da formação educacional, pela entrada no mercado de trabalho ou pelo estímulo ao consumo das mulheres nas galerias. Em São Paulo, a ideia de modernidade vinculada à figura feminina se relaciona com a possibilidade de usufruir de novos programas e espaços da metrópole, novidade para a mulher de classe média e alta que até então tinha como território a intimidade do seu lar. Nos anúncios e crônicas publicados nos jornais, a ideia da “mulher moderna” está vinculada à pessoa que circula livremente pela cidade, como também aquela que é responsável pela organização das atividades domésticas. Imagens e textos tentam alcançar alguém que está informada das novidades, de um modo de se vestir arrojado, nos cuidados com a casa e nos novos percursos urbanos. Para este artigo foram utilizadas como fonte de uma pesquisa qualitativa histórica os anúncios e crônicas do jornal O Estado de S. Paulo entre as décadas de 1930 e 1960, textos literários e estudos que discutem a domesticidade do período e revelam a presença feminina no Centro de São Paulo.
Referências
ERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
COLOMINA, Beatriz. The private life of modern architecture. Volume 58, número 3. Nova York: Journal of the Society of Architectural Historians., setembro 1999.
ESCOREL, Ana Luisa. A menina e a mãe dela. São Paulo: Revista Piauí, jan. de 2010, Edição 40, p. 42-45.
HEYNEN, Hilde. Modernity and domesticity. Tensions and contradictions. In: HEYEN, Hilde; BAYDAR, Gulsum (orgs). Negotiating domesticity. Spatial productions of gender in modern architecture. Nova Iorque: Routledge, 2005, pp. 1-28.
MALUF, Marina; MOTT, Maria Lúcia. Recônditos do mundo feminino. In: SEVCENKO, Nicolau (ORG.). História da vida privada no Brasil 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, pp. 367-421.
MARINS, Paulo César Garcez. Habitação e vizinhança: limites da privacidade no surgimento das metrópoles brasileiras. In: SEVCENKO, Nicolau (ORG.). História da vida privada no Brasil 3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, pp. 131-214.
MARTINS, Rafaela Cristina. A divisão funcional do espaço doméstico por gênero: um olhar através da imagem da mulher na propaganda de eletrodomésticos. Belo Horizonte: Departamento de História, FAFICH/UFMG, 2016. Temporalidades – Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. v. 7, n. 3.
MATOS, Maria Izilda; BORELLI, Andrea. Programa de mulher. In: PEDRO, Joana Maria; PINSKY, Carla Bassanez. Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2016, pp. 148-168.
PETRONE, Pasquale. A cidade de São Paulo no século XX. In: SILVA, Raul de Andrade (org.). A evolução urbana de São Paulo. São Paulo, s.n., 1955.
PINSKY, Carla Bassanez. A era dos modelos rígidos. In: PEDRO, Joana Maria; PINSKY, Carla Bassanez (orgs). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2016, pp. 469-512.
PINSKY, Carla Bassanez. Mulheres dos anos dourados. In: PRIORI, Maria del (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013, p. 607-639.
RAGO, Margareth. A invenção do cotidiano na metrópole: sociabilidade e lazer em São Paulo. In: PORTA, Paula (org.) História da cidade de São Paulo 3: A cidade na primeira metade do século XX (1890-1954). São Paulo: Editora Paz e Terra, 2004.
ROSEMBERG, Fúlvia. Mulheres educadas e educação de mulheres. In: PEDRO, Joana Maria; PINSKY, Carla Bassanez. Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2016, pp. 333-359.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extáltico na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.
SOIHET, Raquel. A conquista do espaço público. In: PEDRO, Joana Maria; PINSKY, Carla Bassanez. Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2016, pp.218-237.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sabrina Studart Fontenele Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.