TRABALHO, CRENÇA E FESTA
arquitetura moderna e cultura popular no Maranhão (1960-1980)
Palavras-chave:
Arquitetura moderna, Antonio Almeira, Cleon furtado, São Luís, MaaranhãResumo
Esse artigo busca entender as bases da arquitetura moderna maranhense abordando um tema caro à arquitetura brasileira, a integração das artes plásticas. A pesquisa coloca em evidência a integração da arte à arquitetura moderna em São Luís. Para uma primeira aproximação a esta problemática, o estudo identifica os murais, painéis e esculturas presentes nos edifícios modernos construídos nas décadas de 1960 a 1980, em São Luís. Em um segundo momento, interrogando este acervo, a pesquisa coloca questões como: a arquitetura moderna maranhense tentou realizar a síntese das artes? Que arquitetos propuseram a integração da arquitetura com as artes plásticas? Em que projetos ou obras? Quais foram os artistas plásticos que contribuíram com sua arte para a arquitetura local? Através de que obras? Quais suas relações com os arquitetos modernos? A partir destas indagações, o artigo encontra, analisa e apresenta as trajetórias do arquiteto Cleon Furtado (1929 - ), formado na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e do artista plástico autodidata Antonio Almeida (1922 - 2009), oriundo de Barra do Corda no interior do Maranhão, pioneiros do modernismo local e responsáveis, a partir do encontro de seus trabalhos e de suas experiências, pela integração das artes na arquitetura moderna maranhense.
Referências
CHIQUITELLI, Marcelo. Arquitetura Moderna em São Luís: inventário de Bens Imóveis (1956-1991). 2 Vol. São Luís, 2020.
CONSTRUTORA CLÉON FURTADO. Arquitetônica do Planalto nas colinas de La Ravardière. Jornal Correio do Nordeste, São Luís, 06 mai. 1962.
DAMAZ, Paul. Art in European Architecture: Synthese des Arts. New York: Reinhold, 1956.
FURTADO, Cleon. Entrevista concedida a Paulo Henrique Correia Silva Sá Vale. [Entrevista realizada em 2015].
GOMES, Mídrea Gianessi do Valle. Antônio Almeida: a interface entre a arte e a arquitetura moderna maranhense. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. 91 p.
GONSALES, Célia Helena Castro. Síntese das artes: sentidos e implicações na obra arquitetônica. In: Revista Vitruvius, Arquitextos, n. 144, p. 73-84, maio 2012. Disponível em: www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.144/4351 Acesso em: fev. 2019.
HOLANDA, Ana Carolina Oliveira de. Integração das Artes Plásticas e Arquitetura em Pernambuco: 1950-1980. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. 186 p.
LOPES, José Antonio Viana. São Luís, cidade radiante: o Plano de Expansão da Cidade de São Luís do Eng. Ruy Ribeiro de Mesquita (1958). São Luís: FAPEMA, Gráfica Sete Cores, 2016.
LOPES, José Antonio Viana (Org.). São Luís, Ilha do Maranhão e Alcântara: guia de arquitetura e paisagem. 1. ed. (bilíngue). Sevilla: Consejeria de Obras Públicas y Transportes – Dirección General de Arquitectura y Vivienda, 2008. 448 p.
MACIEL, Neila Dourado Gonçalves. A integração das artes na arquitetura moderna em Salvador e a construção de um discurso. Cultura Visual, Salvador, v. 3, n. 18, p. 73-84, dez. 2012. Anual. EDUFBA.
O IMPARCIAL. Entrevista com Antonio Almeida sobre o concurso “BEM Maior”. São Luís: Jornal O Imparcial, 21 Jan. 1986.
O IMPARCIAL. Entrevista com Antonio Almeida. São Luís: Jornal O Imparcial, 16 ago. 1994.
PFLUEGER, Grete, FURTADO, Livia. Dois modernos na Amazônia. In: Anais do 7º Seminario Docomomo Brasil – Norte/Nordeste: tradição nativa, universalidade, conservação. Manaus - AM: UFAM, 13 – 16 ago. 2018. Disponível em: https://7docomomomanaus.weebly.com/uploads/7/0/0/2/70024539/dois_modernos_na_amaz%C3%94nia.pdf Acesso em: fev. 2019.
REIS, José Ribamar, FILHO, Cordeiro. Perfil do Maranhão - 1979. São Luís: PRELO, 1980, 290 p.
RIBEIRO, Darcy. Diários índios: os Urubu Kaapor. São Paulo: Civilização Brasileira, 1996.
RIBEIRO, Geyse Soraia Moraes. Antonio Almeida: compreensão e análise de sua produção artística como referencial para o ensino da Arte. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal do Maranhão. São Luís: UFMA, 2003.
ROSA, Rafael Brener. Arquitetura, a síntese das artes – um olhar sobre os pontos de contato entre arte e arquitetura na modernidade brasileira. Porto Alegre. 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Antônio Viana Lopes, Paulo Henrique Correia Silva Sá Vale

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.