Você se lembra?
A importância da memória em tempos de crise e esquecimento
Palavras-chave:
memória, identidade, patrimônio culturalResumo
O presente trabalho é uma reflexão sobre a memória. Em momentos em que a vida imita a ficção, vamos visitar a cidade fictícia criada pelo escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, também em quarentena para evitar que contaminação por uma doença misteriosa se espalhe. A visita nos ajudará a refletir sobre a importância da memória diante de grandes crises. Gostaríamos de entender por que lembramos e qual a importância da manutenção da memória e da matéria histórica diante de um mundo em crise atravessando dias de distanciamento social.
Referências
ALCÂNTARA, D. O sentido do tombamento. In: Boletim do Sphan, Rio de janeiro, n. 39, jan./fev. 1988, p. 17.
ANDRADE, C. Claro enigma. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
HYMAN, S. In: With Heritage So Rich, reprinted in 1983 by National Trust for Historic Preservation, 23. Washington, DC: National Trust for Historic Preservation, 1983.
LOWENTHAL, D. The past is a foreign Country. Cambridge: Cambridge University Press,1990.
MÁRQUEZ, G. Cem anos de solidão. Rio de janeiro: Ed. Record, 1967.
MONTANER, J, MUXI, Z. Arquitectura y Política – ensayos para mundos alternativos. Barcelona: Editora GG, 2014.
RICŒUR, P. A Memória, a história e o esquecimento. São Paulo: Editora Unicamp, 2007.
ROCHA-PEIXOTO, G. Um Patrimônio De Palavras. Plano Estadual de cultura Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.cultura.rj.gov.br/publicacao-setoriais/um-patrimonio-de-palavras-1
SANTOS, C. Preservar não é tombar, renovar não é por tudo abaixo. In: Projeto, São Paulo, n. 186, 1986, p.59-63.
SANTOS, J, PINA, A (Trad.). Santo Agostinho – Confissões. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010 (Coleção Folha Livros que mudaram o mundo, v.12).
SARLO, B. Tiempo pasado: cultura de la memória y giro subjetivo: una discusión. Buenos Aires: Siglo XXI, 2005.
Série Downton Abbey. Gênero: Drama histórico. Criador e roteirista: Julian Fellowes. 6 Temporadas, 52 episódios. Reino Unido. Carnival Films, 2010-2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniella Martins Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).
Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.
Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.