PERMANÊNCIA DE EXCLUSÃO

O “quartinho” de empregada na modernização arquitetônica de Belém (PA)

Autores

  • Izabelle Machado Universidade Federal do Pará
  • Celma Chaves Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

quarto de empregada, modernização, Belém (PA), arquitetura moderna, racismo

Resumo

Este artigo aborda a permanência do quarto de empregada nas casas brasileiras. Para isto, adota-se como base conceitual o pensamento crítico contra a perspectiva hegemônica, que revela a naturalização de comportamentos sociais em prol das classes dominantes. Selecionou-se o recorte temporal entre 1948 e 1960, no contexto de modernização de Belém (PA), quando houve uma produção de residências modernas na cidade. Sobre este mesmo período, foram realizadas uma pesquisa documental no jornal local A Folha do Norte e uma análise programática de projetos arquitetônicos residenciais de arquitetura moderna. Plantas originais de três casas projetadas pelo engenheiro e arquiteto Camillo Porto de Oliveira e plantas de apartamentos-tipo de alguns dos edifícios habitacionais em altura mais relevantes neste contexto foram as bases do estudo. A análise revelou três pontos importantes: a forte demanda de mão de obra para tarefas domésticas; a recorrência da presença do quarto de empregada nas residências analisadas; a adaptação deste ambiente a novos modos de vida, como a moradia em altura. A discussão aponta que mesmo diante do pressuposto de inovação – ao qual apontava a arquitetura moderna – e das adaptações do modo de morar, a arquitetura continuava a limitar o lugar da mulher negra e pobre dentro dos lares brasileiros. Faz-se necessário aprofundar o olhar sobre esse tema em discussões historiográficas da arquitetura, com a perspectiva de construir narrativas contra hegemônicas.

Biografia do Autor

Izabelle Machado, Universidade Federal do Pará

Mestre em Arquitetura e Urbanismo, FAU/PPGAU – UFPA.

Celma Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e História da Arquitetura, FAU/PPGAU - UFPA.

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.

ALC NTARA, João Victor; CHAVES, Celma. O Edifício Piedade do engenheiro Judah Levy em Belém: modernidade, cultura técnica e sociedade. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO NORTE E NORDESTE, 9°. São Luís, 2022.

CARRANZA, Edite Galote. O quartinho de empregada e a tradição. 5% Arquitetura+Arte, p. 17-17, 2005.

CHAVES, Celma. Modernização, inventividade e mimetismo na arquitetura residencial em Belém entre as décadas de 1930 e 1960. Revista Risco, São Paulo, n. 4, p.145-163, fev. 2008. Disponível em: http://www.iau.usp.br/revista_risco/Risco8pdf/02_art10_risco8.pdf. Acesso em: 29 jun. 2022.

CHAVES, Celma. Belém e os sentidos da modernidade na Amazônia. Revista Amazônia Moderna, Palmas, v. 1, n. 1, p. 26-43, abr. 2017.

DIAS, Rebeca; CHAVES, Celma. A construção da historiografia da arquitetura moderna na Amazônia: estudo da arquitetura residencial em Belém. In: SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO ARQUITETURA E DOCUMENTAÇÃO, 4º. Artigo. Belo Horizonte, 2015.

GORELIK, Adrián. O moderno em debate: cidade, modernidade, modernização. In: MELO MIRANDA, Wander. Narrativas da modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 55-80.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere - Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000b. 428 p. v. 3

MACHADO, Izabelle. A mulher e a cultura arquitetônica na modernização de Belém: discursos e práticas entre 1950-1970. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU-UFPA. Belém. 2021. 141 f. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1HJeI_zEDhV3JJgE6a7QGzmYKdmfoZgkj/view

MONTIEL, Aimée Vega. Por la visibilidad de las amas de casa: rompiendo la invisibilidad del trabajo doméstico. Política y cultura, n. 28, p. 181-200, 2007.

PEREIRA, Bergman de Paula. De escravas a empregadas domésticas - A dimensão social e o" lugar" das mulheres negras no pós-abolição. ANPUH - XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. São Paulo, 2011.

RAMOS, Marcelo Henrique Bezerra. Racismo e supremacia como forma de hegemonia: diálogos entre Gramsci e a crítica da questão racial em uma perspectiva histórica. ANPUH - XXX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Recife. 2019.

RARA, Preta. Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

RIBEIRO, Rebeca Ferreira. Arquitetura moderna e modernização em Belém: um estudo do Edifício Manuel Pinto da Silva. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU-UFPA. Belém. 2019. 150 f.

STEVENS, Garry. O círculo privilegiado: fundamentos sociais da distinção arquitetônica. UNB, 2003.

VIANA, Maíra Boratto Xavier. TREVISAN, Ricardo. O “quartinho de empregada” e seu lugar na morada brasileira. IV ENANPARQ - ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 2016.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

DOSSIÊ - Modernidades, identidades e gêneros