UM ARQUITETO CLÁSSICO NA MODERNIZAÇÃO DO RECIFE:
Um Cineteatro e uma Ponte de Giacomo Palumbo, 1931-1943
Palavras-chave:
Giacomo Palumbo, Recife, Art Déco, Arquitetura Moderna, ModernizaçãoResumo
O italiano Giacomo Palumbo (1891-1966) foi o arquiteto de maior destaque atuando na cidade do Recife durante as décadas de 1920 e 1930. Legitimado por sua formação em Paris, produziu as mais importantes obras públicas e privadas deste período, seguindo um vocabulário arquitetônico clássico e eclético. Apesar da magnitude de sua obra, que se estendeu para outras cidades do Nordeste e para o Rio de Janeiro, existem grandes lacunas e omissões na historiografia da arquitetura sobre sua figura. Como recorte de uma pesquisa mais ampla que procura resgatar sua trajetória e obra no Recife, este artigo buscou analisar sua atuação a partir dos anos 1930, quando a cidade atravessava um processo de modernização com o estabelecimento de profissionais alinhados ao movimento moderno, como Luiz Nunes, e com intensas discussões urbanísticas que levaram à remodelação do centro durante o Estado Novo. Diante deste novo cenário, buscamos mostrar como Palumbo procurou se inserir na nova conjuntura, que também incluiu reviravoltas políticas, por meio da gradativa atualização de sua linguagem com a introdução de elementos do Art Déco ou protoracionalismo, como pode ser visto na remodelação do Cineteatro Moderno no Recife, efetuada entre 1932 e 1933, e na proposta para Ponte Duarte Coelho cujo o caráter de monumental de obra arte representava a capacidade desse arquiteto em lidar com diferentes programas, estilos e funções, não deixando se inserir neste debate, adaptações às novas circunstâncias locais e referências.
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