CHAMADA DE ARTIGOS (N.07)
Em 1992, quatro anos depois da fundação do Docomomo International, em Eindhoven, nos Países Baixos, foi instituída a representação brasileira desta organização não-governamental, na atualidade presente em mais de setenta países. A criação do Docomomo Brasil, por iniciativa do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, visava contribuir para a valorização de nossa modernidade arquitetônica, urbanística e paisagística, tendo como emblemas a pesquisa, a documentação, a conservação e a troca de experiências entre diversos agentes sociais, para além da Academia.
Transcorridas três décadas, podemos afirmar sem hesitação que tais prerrogativas se mantêm no horizonte da atuação contínua de diversos colegas e equipes que estiveram a frente da coordenação do Docomomo Brasil, sempre comprometidos com os desígnios e os desafios atrelados à documentação e conservação do Movimento Moderno, por meio da criação de núcleos regionais, da organização dos seminários nacionais e regionais, das representações em conselhos, sempre em diálogo com o Docomomo International. Nessa jornada, estamos presentes em praticamente todo o território nacional e contamos com uma ampla rede de filiados, fato a tornar o Docomomo Brasil a segunda maior representação em termos globais. Além disso, não medimos esforços para defender o patrimônio moderno, contribuindo para suplantar a brutalidade e ignorância em relação à cultura, que têm caracterizado o tempo corrente.
Para superar as adversidades, contamos com a contribuição voluntariosa de diversos núcleos regionais: Bahia-Sergipe (BA/SE), Brasília, Ceará, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul (Docomomo Sul). Ao longo desses trinta anos, estes núcleos desempenharam um papel crucial para estimular novas frentes de trabalho, por meio da proposição de uma ampla gama de atividades, entre as quais informativos, inventários, guias de arquitetura, denúncias às ameaças ao patrimônio moderno, publicações, debates e seminários regionais, organizados bianualmente para reforçar as questões propostas pelos seminários nacionais, realizados com igual periodicidade nos anos subsequentes.
Levando-se em consideração a questões supramencionadas, a edição comemorativa dos trinta anos do Docomomo Brasil será organizada em duas seções: memória e contributos.
A seção memória apresentará textos curtos, produzidos pelos ex-coordenadores do Docomomo Brasil, que serão convidados a dissertar sobre os principais temas de discussão de cada biênio, examinando-se seus enfrentamentos e conquistas. Organizados em ordem cronológica, os artigos se tornam a um só tempo testemunho e estímulo à continuidade de nossas atividades.
A seção contributos reunirá comunicações apresentadas nos seminários regionais. Neste viés, convocamos qualquer autor participante, que poderá submeter seu artigo não publicado em outro periódico acadêmico, devidamente revisado e eventualmente complementado, para avaliação duplo-cega. Ao final do processo, teremos uma amostragem significativa das contribuições lançadas pelos núcleos regionais e posteriormente difundidos nos anais dos encontros, com o propósito de resgatar e dar visibilidade à abrangência nacional sobre a temática e a contribuição da Associação à documentação e conservação do Movimento Moderno no imenso Brasil