Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo deve seguir a formatação do template da Revista, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Gr18b_EkNvNPy06G4p5TglVI-AZGHSBM/view
  • Ter entre 25.000 e no máximo 40.000 caracteres com espaços, incluindo resumo, resumen, abstract, tabelas, notas e referências bibliográficas.
  • O arquivo da submissão está em formato Word (.doc, .docx) ou OpenOffice (.odt, .odf)
  • Os nome(s) do(s) autor(es) devem ser complementados com seguintes dados: instituição d@(s) autor(@s); titulação acadêmica; e-mail. Em caso de financiamento, deve ser indicada a agência financiadora;
  • Resumo em português, inglês e espanhol. Cada um deles com até 250 palavras e entre 3 e 5 palavras-chave. Tabelas, Quadros e Gráficos devem ser enviados com extensão.jpeg (com resolução mínima de 300 DPIs). Devem conter título, numeração e fonte dos dados. Os conteúdos não-textuais devem ser apresentados em numeração sequencial e inseridos no corpo do artigo, próximos ao trecho a que se referem. As reproduções de documentos iconográficos devem ter os aceites e autorização para reprodução e publicação d@(s) autor(@s) ou dos detentores dos direitos de imagem;
  • As referências bibliográficas completas devem ser lançadas no final do artigo e devem seguir a Norma ABNT 2020 disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6179949/mod_resource/content/1/ABNT%20USP%202020.pdf/
  • Quanto às citações é importante que:
    • ao longo do texto - estejam no formato Autor (ano) ou (AUTOR, ano);
    • Aquelas com até 3 (três) linhas - devem estar incluídas no texto, entre aspas.
    • E, por fim, as com mais de 3 linhas deverão ser recuadas a partir do parágrafo dispensando aspas;
  • O autor poderá optar por enviar o artigo em inglês também. Neste caso, a tradução ficará a cargo do autor.
  • Autores, avaliadores e editores se comprometem em assegurar a integridade da avaliação cega por pares (BLIND REVIEW). Desta maneira, em citações ao longo do texto, a autoria deve ser indicada como (AUTOR, 2001, p.13). Nos documentos em Word, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades, iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em ‘Arquivo’ no menu principal do Adobe Acrobat.
  • As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes acima lançadas serão devolvidas aos autores. Em caso de dúvidas, favor encaminhar mensagens para revistadocomomobrasil@gmail.com.

MEMÓRIA - 30 anos Docomomo Brasil (n.07)

A seção memória apresentará textos curtos, produzidos pelos ex-coordenadores do Docomomo Brasil, que serão convidados a dissertar sobre os principais temas de discussão de cada biênio, examinando-se seus enfrentamentos e conquistas. Organizados em ordem cronológica, os artigos se tornam a um só tempo testemunho e estímulo à continuidade de nossas atividades.

CONTRIBUTOS - 30 anos Docomomo Brasil (n.07)

A seção contributos reunirá comunicações apresentadas nos seminários regionais. Neste viés, convocamos qualquer autor participante, que poderá submeter seu artigo não publicado em outro periódico acadêmico, devidamente revisado e eventualmente complementado, para avaliação duplo-cega. Ao final do processo, teremos uma amostragem significativa das contribuições lançadas pelos núcleos regionais e posteriormente difundidos nos anais dos encontros, com o propósito de resgatar e dar visibilidade à abrangência nacional sobre a temática e a contribuição da Associação à documentação e conservação do Movimento Moderno no imenso Brasil

DOSSIÊ - Modernidades, identidades e gêneros

Na seção Dossiê serão divulgados artigos centrados na problematização da tríade modernidades, identidades e gêneros, sendo encorajada a submissão de ensaios que problematizem questões raciais e de gênero, observando-se a contribuição de profissionais e vivências de identidades silenciad@s pela historiografia da modernidade arquitetônica no Brasil. Além disso, convocamos a submissão de ensaios que problematizem a demarcação de territórios – de aceitação ou exclusão – de certos grupos em relação a trajetórias profissionais e projetos e obras de edificações, sítios e unidades de vizinhanças concebidos sob a égide da modernidade. Por fim, a seção estará aberta a estudos centrados na identificação, documentação e conservação de ações empreendidas por e para povos indígenas, negros e negras, outras identidades étnicas e raciais, mulheres e pela comunidade LGBTQIA+ em defesa da representatividade, da cidadania plena, da inclusão, da equidade e justiça socioespacial – pautas que deveriam estar presentes no horizonte de ação de tod@s profissionais alinhados com as premissas de revisão da historiografia do Movimento Moderno.

ARTIGO/ PROJETO - Sessão livre

Na seção Artigo/Projeto serão veiculados artigos de temática livre, que possam contribuir para a reflexão sobre os paradoxos da modernidade no Brasil e suas formas de expressão, reconhecendo-se o valor das ações de documentação e conservação de nosso patrimônio. Esta seção também pretende divulgar experiências de restauração e intervenção em edificações, sítios e unidades de vizinhança, discutindo-se os princípios que nortearam tais procedimentos em suas dimensões materiais, históricas, simbólicas e técnicas, suas condições de uso e ocupação, sendo igualmente relevante a análise do envolvimento e a participação dos diversos atores sociais nos processos de restauro.

Política de Privacidade

A Revista Docomomo Brasil não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por seus autores. A submissão espontânea de qualquer artigo à Revista    implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais do artigo ao Docomomo Brasil (Seção Brasileira do Comitê Internacional para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Conjuntos do Movimento Moderno).

Os autores são incentivados a distribuírem livremente os artigos aprovados e criarem links para os artigos em suas páginas pessoais, e repositórios institucionais de divulgação científica, seguindo os critérios do Creative Commons Attribute Licence 3.0, que permite o uso e citação gratuita do trabalho, mediante a clara identificação dos autores e dos dados da publicação.

Os dados pessoais informados ao periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.